Em termos simples, o significado de política fiscal envolve os gastos públicos e a tributação. Ou seja, é por meio dela que o governo controla o quanto gasta e o quanto arrecada na forma de impostos, além de uma série de outros indicadores macroeconômicos.
Aumento dos gastos públicos; • Diminuição da carga tributária, estimulando despesas de consumo e investimentos; • Estímulos às exportações, elevando a demanda externa dos produtos; • Tarifas e barreiras às importações, beneficiando a produção nacional.
Com o objetivo de gerir as finanças dos governos, a política fiscal é normalmente usada para neutralizar as tendências tanto à recessão quanto à inflação. Sendo assim, a função da política fiscal é observar a produção econômica de um país e agir de forma a direcionar a economia para o rumo que se espera dela. ... Inflação.
A política fiscal, ou política orçamental, é um tipo de política econômica em que o governo manipula suas receitas ou despesas, numa tentativa de se obter a estabilidade econômica. Uma outra política econômica que pode atuar em conjunto para a melhoria da economia é conhecida como política monetária. ...
Profissional de nível médio completo que atua em instituições como Prefeituras. Suas principias funções incluem fiscalizar locais públicos e autuar irregularidades.
Política fiscal expansionista: É a tomada de medidas econômicas que objetiva gerar um aumento da despesa pública ou redução de impostos. Política fiscal contracionista:É a tomada de decisões que visa uma redução de gastos governamentais público ou aumento os impostos, ou ainda uma combinação de ambos.
A política monetária contracionista é realizada quando acontece o inverso, ou seja, a diminuição do PIB e do consumo dentro de uma economia. O Banco Central aumenta a taxa de juros, reduzindo a moeda dentro do fluxo econômico e, com isso, a redução da inflação devido a diminuição da demanda.
A estrutura de análise da macroeconomia costuma ser composta por cinco mercados: Mercado de Bens e Serviços: responsável pela determinação do nível de produção agregada, bem como o nível de preços. Mercado de Trabalho: mede a existência de um tipo de mão-de-obra, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
Os principais agregados macroeconômicos são produto (economia), renda e despesa. Produto - é a produção total de bens e serviços finais que são produzidos por uma sociedade num determinado período.