No caso dos condicionadores de ar, os próprios fabricantes indicam no manual ou na etiqueta da condensadora qual a amperagem necessária. Mas em média, para aparelhos de 9.
Mas você pode se basear nas tabelas prontas que indicam a corrente elétrica (em ampére) por potência de ar condicionado. Por exemplo, essa tabela da LG tem alguns valores referência: Baseando-se nessa faixa de valores, a indicação é usar disjuntor de no mínimo 15A para o ar condicionado 10.
Fazer a instalação de uma tomada é muito simples, não é mesmo? Pois basta ligar fase e neutro nos bornes das extremidades e o cabo de terra no pino central da tomada.
– Normalmente pode-se colocar o ponto de força (a tomada) à esquerda ou à direita do aparelho. – Não se deve cortar ou deixar cortar a fiação elétrica que vem de fabrica.
Instale o ar condicionado nas paredes de maior distância entre si (isto torna a distribuição de ar mais eficiente). Evite locais onde a circulação do ar possa ser obstruída ou dificultada por cortinas, móveis ou divisórias. Não coloque nenhum obstáculo perto da saída do ar condicionado, facilitando a circulação de ar.
No quarto, por exemplo, a melhor posição é instalar o ar-condicionado sobre a cama. Já na sala de estar, logo acima do sofá. Se preferir, pode optar também por instalar acima da janela, que costuma ser um espaço ocioso. Deve-se evitar deixar o equipamento próximo a cantos de paredes.
A unidade condensadora deve ser instalada em um ambiente ventilado permitindo a entrada de ar fresco para o condensador. Por isso, evite locais enclausurados, próximo a paredes, fontes de calor ou de outros sistemas.
Caixa para ar-condicionado aceitável Como às vezes é "necessário" colocar uma caixa para ar-condicionado abaixo mostramos uma que não impede o funcionamento do aparelho. Dê sempre preferência para as caixas com o máximo de aberturas laterais possíveis e sem nenhuma obstrução na parte traseira.