Como ponto de fulgor entende-se a menor temperatura que o óleo diesel vaporiza em quantidade suficiente para formar com o ar uma mistura explosiva, capaz de se inflamar momentaneamente, quando sobre ele se incidir uma chama (fonte de ignição). Para o óleo diesel marítimo o ponto de fulgor é fixado em um valor de 60°C.
Como é feita a carbonização pela técnica Shou Sugi Ban Com a temperatura controlada, eles aplicam o fogo diretamente sobre a madeira pelo tempo suficiente para que ela fique carbonizada e, principalmente, para que ela se torne mais durável e sofisticada.
Normalmente, carrego um isqueiro e papelão ou jornal para acender o fogo, mas quando a madeira está molhada, o papel queima rapidamente e a madeira ainda não consegue pegar fogo.
Fixe com fita adesiva um pedaço de papel vegetal sobre a parte da madeira a ser desenhada e coloque o estêncil em cima deste papel vegetal. Utilize um lápis para desenhar o que você pretende gravar na madeira sobre o stêncil que gravará este desenho na madeira provisoriamente até ser coberto pelos traços do pirógrafo.
Alinhe-a com as caixas desenhadas e cole-a com fita para mantê-la no lugar ao escrever. Trace os contornos de cada palavra no estêncil com um lápis. Pressione a ponta do lápis no papel e trace as linhas, concentrando-se apenas nos contornos de cada letra. Pressione com força para que os traços apareçam na madeira.
Praticando a arte. Comece colocando a madeira em um local confortável, de forma que você a alcance facilmente com o pirógrafo. Isso leva só um segundinho e deve ser feito constantemente. Se você estiver debruçado sobre a madeira e fazendo a pirografia muito perto da barriga, vai ser muito mais difícil desenhar.
Use um gabarito para desenhar as letras à mão livre na madeira. A forma mais fácil de colocar seu modelo na madeira e desenhá-lo diretamente com lápis. Isso pode ser feito à mão livre ou com uso de um gabarito ou estêncil, caso prefira seguir um modelo com mais precisão.
Passe a cola para decoupagem na superfície pintada e cole o papel, com a imagem PARA BAIXO! Use uma régua para eliminar as bolhas que ficam embaixo. Deixe secar por pelo menos 4 horas. Eu deixei para finalizar no dia seguinte.
Saiba mais
Usando uma lixa própria para madeira lixe bem as peças de MDF, capriche nos cantinhos para evitar aqueles farelos que ficam nas peças. Escolha a tinta e pincel e aplique uma primeira camada de tinta. Espere secar por mais ou menos 1 hora e aplique uma outra camada de tinta.
Pra fazer cortes retos, é preciso ter uma serra circular que faça pelo menos 4800 rotações por minuto e usar um disco de corte. Um disco ideal pra cortar o MDF tem que ter no mínimo 60 dentes! Essa serra é ótima pra cortes retos e dá pra usar em ângulos de 90 e 45 graus!
Alinhe a frente da sua serra circular com o começo da linha de corte. Em seguida, ligue a serra e comece a cortar o MDF, empurrando devagar. Faça o máximo para deixar a serra firme e para manter uma velocidade lenta e constante. Se a serra tremer ou pular, desligue-a e espere um minuto antes de retomar.
TIPOS DE COLA PARA USAR EM MDF
Para colar esse tipo de detalhe tem sido muito utilizado colas de silicone que não deixam restos a cola, como a cola quente. Ela é bem fácil de usar, precisando somente de uma pistola para poder mirar de forma mais simples no lugar certo da pérola, não deixando nem sinal e ficando extremamente bonito.
Passe a cola branca(cola para tecido ou cascorez) na caixa com um pincel de cerdas macias da largura da fita, para não manchar de cola a área que a fita não cobrirá, se acontecer passe logo um paninho úmido, se desejar, use a régua para demarcar e fita crepe para isolar, não coloque muita cola.
Portanto, veja só como fixar painel de MDF na parede!
Basta colar as duas pecinhas na traseira da mandala (pode ser cola branca, cola instantânea ou cola tipo B7000). A pecinha grande vai encima e a peça auxiliar mais abaixo. A peça auxiliar serve para deixar sua mandala bem encostada na parede e retinha sem ter carinha de empenada.