Por propósito, a vigilância epidemiológica deve fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos ...
Ao definir a atuação da enfermagem junto à vigilância epidemiológica, considera-se que este profissional desenvolve ações de investigação epidemiológica, de diagnóstico situacional, de planejamento e de implementação de medidas de prevenção, controle e tratamento.
O Projeto de Estruturação do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde – VIGISUS, acordo-empréstimo da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) com o Banco Mundial, tem sido objeto de grandes expectativas por representar a possibilidade de implementar uma área fundamental para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde- SUS.
As doenças pestilenciais, como a cólera, peste bubônica, febre amarela, varíola e as chamadas doenças de massa - isto é, doenças infecciosas e parasitárias, como tuberculose. hanseníase, febre tifóide - representavam as doenças de maior expressão a requerer a atenção pública.
Medidas de Frequência de Doenças A incidência diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, como se fosse um “filme” sobre a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos (PEREIRA, 1995).