Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados. Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida.
As Necessidades Ilimitadas O primeiro se resume em que as necessidades primárias se renovam dia a dia e exigem contínuo suprimento dos bens destinados a atende-las.
Porque, no contexto econômico, os recursos são considerados escassos e as necessidades das pessoas, infinitas. Neste caso, os recursos podem ser representados por: matérias-primas (que são retiradas da natureza), capital e mão-de-obra./span>
São considerados recursos naturais tudo aquilo que é necessário ao homem e que se encontra na natureza, dentre os quais podemos citar: o solo, a água, o oxigênio, energia oriunda do Sol, as florestas, os animais, dentre outros. ... Os recursos com tais características são: florestas, água e solo.
Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que são inesgotáveis (como a luz solar e os ventos) ou aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza (a água, por exemplo), seja pelos seres humanos (os vegetais cultivados na agricultura).
→ Recursos naturais não renováveis Uma grande fonte de energia do mundo é o petróleo, é um recurso natural não renovável. Os recursos naturais não renováveis são aqueles que não se renovam em um espaço de tempo que garanta o suprimento das necessidades do ser humano, sendo, portanto, uma regeneração lenta.
São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
Os recursos minerais são considerados recursos naturais não-renováveis porque existem em uma quantidade limitada no planeta Terra e demoram milhares ou milhões de anos para serem repostos, o que não corresponde à expectativa de vida normal de um ser humano./span>
Tanto o garimpo quanto a mineração extraem recursos que se encontram no solo ou no subsolo, de onde são retirados diversos tipos de minérios (ouro, prata, minério de ferro, estanho, bauxita e muitos outros). Minérios, como o carvão e o petróleo, são utilizados como recursos energéticos e matéria-prima.
Minério é um agregado de minerais rico em um determinado mineral ou elemento químico que é economicamente e tecnologicamente viável para extração (mineração). Pode ser uma rocha, sedimento ou solo.
Cálcio, enxofre, o flúor (o mesmo da pasta de dentes), boro e bismuto (também presentes em tintas e esmaltes), bromo (que também é usado na fotografia e em inseticidas), magnésio, iodo e mercúrio são apenas alguns dos exemplos de minerais presentes em medicamentos./span>
As rochas e os minerais que possuem valor comercial são chamados de minérios./span>