Diz a lei que, para admitir uma testemunha suspeita como informante, seu depoimento deve ser necessário para a elucidação do fato que se investiga (artigo 447, § 4º, Código de Processo Civil). ... Assim, a primeira diferença é que a testemunha tem a obrigação de falar a verdade. Já o informante não tem este dever.
Testemunha compromissada , Jur : testemunha que dá sua palavra de honra de dizer a verdade sobre o que sabe ao ser inquirida. Testemunha de acusação , Jur : testemunha indicada pelo Ministério Público ou pelo acusador, bem como pelo assistente de acusação, para depor contra o acusado.
Inicialmente o conceito de ser testemunha tinha, tanto no grego como no hebraico, apenas o sentido de alguém que conta o que viu de forma que aquilo possa servir como evidência ou prova de um fato em juízo.
De acordo coma língua portuguesa a palavra “Testemunhar” significa: dar testemunho sobre algo, depoimento, testificar, ver, presenciar, assistir, confirmar, servir como testemunho de, expressar. E uma das orientações de Jesus foi de que os seus seguidores fossem também suas testemunhas.
VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento. Utilizamos quando nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando. Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência.