Olá! O pique-bandeira é um jogo infantil que já foi muito praticado no Brasil. Sua origem é comumente associada aos escoteiros mirins, mas não é datada com precisão, acredita-se que se popularizou no país por volta das décadas de 70 e 80.
O jogo começa quando alguém diz “bandeirinha arreou”. O objetivo é roubar a bandeira do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for “salvo” por alguém do seu próprio time.
No fundo de cada lado, é fincada uma bandeira que deve ser roubada pela equipe adversária, sem que qualquer participante da outra equipe seja tocado. Ganha a brincadeira a equipe que conseguir realizar essa façanha mais vezes; barra-bandeira.
Se houver mais de uma alternativa de captura, somente uma peça em tal condição será Page 2 retirada. 7. O jogo termina quando um dos jogadores perder todas as peças ou quando não houver mais possibilidades de capturas, quando então será considerado que houve empate.
O substantivo alquerque, provém do árabe القرقات Al-Qirkat, lit. «O tabuleiro».
No Alquerque, dois jogadores enfrentam-se num tabuleiro como na imagem. O movimento faz-se ao longo das linhas, sempre para um ponto adjacente. Capturam-se as peças saltando sobre uma peça adversária e parando sobre o ponto seguinte na mesma linha. Vence aquele que conseguir capturar todas as peças adversárias.
Os adversários jogam alternadamente, movimentando uma peça de cada vez, podendo efetuar captura de peças adversárias. O jogador que ficar sem peças perde a partida. O movimento consiste em deslocar uma peça para uma posição vazia adjacente (que deve estar ligada à posição inicial por uma linha).
Sua jogada consiste em escolher um buraco, retirar suas fichas e distribui-las pelos outros buracos, uma por buraco, no sentido anti-horário (em algumas versões do jogo, no sentido horário). Quando você passa por sua mancala, você deixa uma pedra nela como se fosse um buraco normal.
Os dois jogadores terão uma tampinha cada um, que deverá percorrer por todo o labirinto, sendo que aquele que chegar primeiro ao final do labirinto vence. De maneira alternada, cada jogador esconderá em uma das mãos uma tampinha, tendo o adversário que acertar em qual mão está a tampinha escondida.
Sabendo que o jogo Labirinto é uma atividade pedagógica realizada para desenvolver habilidades na criança, como a coordenação motora, o senso de lógica, o senso direcional ou lateralidade, o senso de organização, o planejamento, entre outras.
Brincadeiras africanas para curtir com a criançada durante a quarentena
Jogos e Brinquedos africanos
Foi utilizado o Shisima, um jogo que teve origem e é praticado no Quênia, um país do leste africano. Esse jogo foi usado com o intuito de que os estudantes compreendessem conteúdos matemáticos, em especial, de geometria e medidas, mas também entendessem um pouco como povos africanos influenciaram na cultura brasileira.
Origem: Antigo Egipto. Jogo: O Senet é um dos mais antigos jogos de tabuleiro conhecidos. Senet, cujo nome significa “Jogo de Passagem" era um jogo de tabuleiro egípcio (dos períodos pré-dinástico e Antigo) extremamente popular em todas as camadas da sociedade.
Resposta: Damas foi encontrado em Ur que data de 3000 a.C. No Museu Britânico, os exemplares de antigos . A história do xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. ... Jogo da velha surgiu em escavações no templo de Kurna, do século XIV antes de Cristo, no Egito.
A origem do jogo remonta ao Egito antigo, de 2000 a.C. – mas ele era considerado um instrumento de adivinhação mística, não uma forma de lazer. De lá, foi levado para a Grécia. Os árabes também ajudaram a difundi-lo, já com o nome de alquerque, quando invadiram a Espanha no início do século 8.