O Texto e rubricas do Cânon Romano referem-se às orações, normas e instruções do Missal Romano para a sua primeira anáfora, chamada oficialmente de Oração Eucarística I, também referida como o Cânon Romano ou o Cânon da Missa.
Para cada missa, o missal apresenta, além de três orações presidenciais coleta, sobre as oblatas ou sobre as oferendas e depois da comunhão, as antífonas de entrada e da comunhão, as quais não sendo cantadas pela assembléia, é recitada as vezes por alguns sacerdotes.
Geralmente, a primeira fita vai sendo passada adiante conforme a evolução do Tempo Litúrgico, e não há necessidade de se desmarcar. Para utilizar, baixa deixá-la junto à lombada, para baixo. Igualmente a segunda fita vai se passando conforme o andamento da Celebração.
Recomendamos usar a prática da lectio divina, movendo-nos mais profundamente com cada leitura sucessiva. Lectio divina é uma prática antiga de ler as passagens das Escrituras lentamente e em oração, percebendo como diferentes palavras e frases chamam sua atenção e então se tornam oportunidades de oração.
Marcando O MissalMarcando O Missal 1. Saber o que será celebrado para aquele dia (se será próprio do tempo ou dos santos, etc) e ver se consta junto as orações principais da missa (Do dia, Sobre as oferenda e depois da comunhão). 2. Marcar o prefácio da missa 3.
Nas missas, quando a Hóstia é apresentada aos fieis,na consagração, não devemos falar nada, só nos posicionar no sentido de adoração e olhar para ela, pois ela representa o Corpo de Cristo e em pensamento,meu Senhor e meu Deus.
Na maioria do tempo, o padre e o diácono irão até a entrada do santuário para ofertar as dádivas e entregá-las de volta aos ajudantes para as recolocarem no altar. Os ajudantes devem ficar ao lado do altar e dar ao diácono (ou padre) água e vinho dos galheteiros ou jarros, da maneira apropriada.
A não ser que a toalha tenha a forma de uma cruz, ou seja, caia pelos quatro lados, mas os ângulos sejam recortados; algumas Igrejas Orientais adotam tal modelo. ... Segundo a tradição, como dito acima, as toalhas do altar haveriam de ser de linho.
COR LITÚRGICA PREDOMINANTE: VERMELHA (usado na Festa de Pentecostes, Sexta-feira da Paixão de Cristo e… | Bordado em fita, Decorações de altar, Festa de pentecostes.
Para que a atenção dos fiéis não seja distraída do novo altar, o velho altar não deverá ser decorado de modo especial." Numa igreja católica, o altar-mor é o altar principal, geralmente mais adornado, disposto em frente à entrada principal.
Coloque o corporal virado para cima. A cruz deve ficar virada para cima. Diferentemente da maioria das outras toalhas pequenas do altar, o corporal é dobrado de dentro para fora. Isso é feito para que todas as migalhas da Eucaristia fiquem presas no interior do material em vez de caírem no chão.
TUDO SOBRE A LIMPEZA CORPORAL
Quanto a higienização das alfaias sagradas, quando necessário, a orientação é que antes da lavagem cada peça deve ser enxaguada por uma vez depositando a água numa planta, por exemplo, para só depois serem, de fato, lavadas.
O Corporal é utilizado junto do cálice, da patena e dos cibórios. Está entre as alfaias do cálice, junto com a Pala e o Sanguíneo. No ofertório, o Corporal é aberto sobre o Altar e, sobre ele, colocados o cálice, a patena e os cibórios. É de formato quadrado, dobrado em nove partes iguais.
Significado de Manustérgio substantivo masculino [Liturgia] Pequena toalha de linho, geralmente bordada, com que o celebrante enxuga os dedos no momento do lavabo; tersol.
Significado de Corporal adjetivo Que diz respeito ao corpo; característico ou que pertence ao corpo: gesto corporal. Que contém corpo ou pode afetá-lo: punição corporal.
A Patena é uma espécie de prato utilizado pelos católicos nas Missas onde se consagra o pão e o vinho, transubstanciando-os em Corpo e Sangue de Cristo. A patena é o recipiente sagrado onde o sacerdote coloca o pão (hóstia) que ele, durante estas celebrações, toma e parte.
substantivo masculino Lâmina de metal um pouco convexa, sôbre que se colloca a hóstia á Missa.
P
Sacristia é um espaço arquitectónico normalmente anexo a uma igreja onde são guardados os paramentos sacerdotais e as alfaias litúrgicas. É na sacristia que os sacerdotes se paramentam para realizarem as missas. A pessoa encarregada da sacristia e seu conteúdo é chamado de sacristão.
Chamado também Tabernáculo, o sacrário é o lugar onde se conservam as hóstias já consagradas na Missa. O sacrário deve ser um recipiente seguro, bem fechado (a chave) e ornamentado.
A genuflexão, a reverência ao padre quando o serve, o sentar-se e levantar-se juntos, o ficar de joelhos durante a consagração, o olhar baixo, a postura ereta, o sentar-se bem, o beijo nas galhetas antes de entregar ao padre, as mãos unidas em oração…
Os Acólitos Instituídos, em circunstâncias específicas podem ser encarregados de expor e repor a Sagrada Eucaristia para a adoração pública dos fiéis, mas não dar a Bênção do Santíssimo. ... O acólito cuida precisamente do missal e da procissão de entrada (cruz), assim, auxiliando o padre ou bispo.
As vestimentas dos COROINHAS devem ser dignas; durante os encontros deve-se evitar vir de bermuda, mini-saia, roupas curtas ou imprpria ao ambiente da Igreja. E para as Celebraes nem se fala, o COROINHA tem que se vestir o mais discreta e compostamente possvel.
Para ser consagrado Ministro da Eucaristia, a pessoa escolhida precisa passar por um período de preparo e instrumentalização para sua atuação, fazendo importantes leituras, se preparando para conhecer o convívio de sua paróquia e agir de maneira ativa.
Os Ministros da Palavra são homens e mulheres generosas que coordenam celebrações da Palavra em lugar da celebração Eucarística, que se colocam a serviço do povo dirigindo a oração comunitária.