Conhecesse é a forma do verbo conhecer conjugado na 1. ª ou 3. ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo. Conhece-se é a forma do verbo conhecer conjugado na 3.
Eu traduzi como: «Prazer em conhecê-lo/Prazer em conhecê-la/Prazer em conhecer-vos.» No entanto, a senhora japonesa para quem estou a fazer o trabalho tem alguns conhecimentos de português e perguntou-me se neste caso o plural «conhecer-vos» está bem aplicado, ou seja, se é o plural formal.
Significado de conhecer Fazer com que alguma coisa seja inserida no conhecimento (memória) de alguém; passar a saber: conhecer as culturas indígenas; conhecer novas sociedades. Passar a ter consciência de: ela conhece bem as suas próprias limitações.
As palavras conhecemos e conhecermos existem e estão corretas. São duas formas conjugadas do verbo conhecer na 1. ª pessoa do plural: nós.
Locução Verbal é a junção de dois ou mais verbos, sendo um auxiliar e um principal, os quais exercem a função morfológica de apenas um verbo. ... Os verbos principais, por sua vez, expressam a ideia central da ação praticada. Observe o exemplo: Não pare agora...
São conjuntos de verbos que, numa frase, desempenham papel equivalente ao de um verbo único. Nessas locuções, o último verbo, chamado principal, surge sempre numa de suas formas nominais; as flexões de tempo, modo, número e pessoa ocorrem nos verbos auxiliares. Observe os exemplos: Estou lendo o jornal.
Os períodos simples possuem uma oração absoluta, possuindo um único verbo ou locução verbal. Veja um exemplo para entender melhor: “Maria sorriu para João”. Esta frase é um período simples, já que possui apenas um verbo: “sorriu” e, portanto, apenas uma oração.
No período composto por coordenação a oração não exerce função sintática com relação a outras orações, ou seja, ela é independente ou absoluta. Exemplos: Acordei/, tomei café/ e apanhei o ônibus. Viu o filme,/ mas não compreendeu o enredo.
Portanto, dependendo do contexto, uma única palavra poderá ser classificada ou não como frase. Frase nominal é aquela que possui sentido completo, mas não possui verbo.