5 mitologias mais famosas do mundo
Mitologia é o nome que se dá a ciência que estuda os mitos. É consenso entre os especialistas, que mito é um conjunto de histórias explicativas que por têm objetivo, entre outras coisas, levar o homem refletir sobre determinados aspectos de sua condição humana. Na verdade, mito e homens andam de mãos dadas.
Conhecendo os deuses da mitologia indígena brasileira
A mitologia tupi-guarani é o conjunto de narrativas sobre os deuses e espíritos dos diversos povos tupi-guaranis, antigos e atuais. Juntamente com as cosmogonias (narrativas de criação do universo), as antropogonias (sobre a criação da humanidade) e os rituais são parte das religiões destes povos.
Confira os 8 principais deuses indígenas da cultura brasileira
Os índios adoravam vários deuses, admitiam uma trindade superior composta por Guaraci (o sol), Jaci (a lua) e Perudá ou Rodá (deus do amor). O chefe religioso da aldeia era o pajé, que possuía poderes mágicos. Adoravam as forças da natureza (vento, chuva, relâmpago, trovão) e tinham medo dos maus espíritos.
As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas. ... Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais.
Cada nação indígena possui crenças e rituais religiosas diferenciadas. Porém, todas as tribos acreditam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para esses deuses e espíritos, fazem rituais, cerimônias e festas.
As manifestações folclóricas indígenas compreendem inúmeros rituais, sendo que o toré e os toantes são festejos realizados com mais freqüência entre os índios, como motivo de agradecimento, em casamentos, batizados, celebrações solenes aos visitantes da tribo e personalidades importantes, e também quando eles querem ...
Mesmo vestindo "roupas de branco" e consumindo, em sua maioria, produtos manufaturados pela indústria brasileira, os Guarani persistem em sua projeto cultural alternativo. No qual os principais problemas são a luta pela terra e subsistência.
Cada uma dessas casas é denominada de “oguassu, maioca ou maloca (casa grande)”, sendo dividida internamente pela estrutura do telhado em espaços quadrados de 6m x 6 metros, onde reside em cada uma delas, uma família. Este espaço é denominado oca (tupi) ou oga (guarani).
Atualmente, os Guarani vivem espremidos em pequenos pedaços de terra cercados por fazendas de gado e por vastos campos de soja e cana-de-açúcar. Alguns não têm terra alguma e vivem acampados na beira de estradas.
Os Guarani e Kaiowá estão em Mato Grosso do Sul. ... A mata, a água e outros elementos do ambiente são espaços ocupados por uma série de seres espirituais, com os quais os Guarani e Kaiowá necessitam interagir para reproduzir seu modo de vida. Esses povos não são nômades nem vivem somente da caça, da coleta e da pesca.
São assíduas e freqüentes as atividades religiosas guarani, com práticas de cânticos, rezas e danças que, dependendo da localidade, da situação ou das circunstâncias, são realizados cotidianamente, iniciando-se ao cair da noite e prolongando-se por várias horas.
Costumes dos Índios Guarani A organização social e os cantos estão entre as mais evidentes manifestações culturais do povo guarani. Para eles, a terra, tekoha, é parte integrante da família. Os cânticos guaranis são entoados como uma forma de demonstrar aos deuses que existem sobre à terra.