lua minguante
Melhor Lua para plantar em 2021: Lua Crescente Isso acontece devido a uma presença de seiva em maior quantidade no caule, ramos e folhas das plantas. O período é recomendado também para enxertos e podas, com a intenção de que planta brote mais rápido.
A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).
A colheita dos frutos dá melhores resultados na Lua Cheia e, estes são menos “cheios” nas luas minguante e nova. Os grãos são mais “cheios” na lua cheia mas, se conservam melhor se colhidos na lua minguante.
Época de jabuticaba A época de florescimento geralmente ocorre a partir de junho. É possível se deparar com árvores com mais de cinco ou até mesmo dez anos que não produzem ou dão poucas frutas. Pode ser questão de uma boa poda para renovar a jabuticabeira, condições desfavoráveis do solo ou ainda falta de irrigação.
ÉPOCA - Desde que haja meios de irrigação, o cultivo de jabuticabeiras pode ocorrer o ano todo. Porém, recomenda-se iniciar a atividade na época das chuvas. Elas se dão bem em regiões de clima ameno e tropicais com períodos de temperatura baixa. LOCAL - Para o plantio, os solos devem ser férteis e profundos.
Como um complemento a essa adubação periódica, recomendamos também uma adubação mensal com um adubo à base de Fosfito de Potássio (Fosway). Dilua 2,5ml do Fosway (meia tampa de garrafa pet) para cada litro de água e pulverize as folhas.
Melhores práticas e equipamentos para aplicar fertilizante NPK
Você pode estimular sua jabuticabeira a se desenvolver mais depressa e de forma saudável adubando o pé uma vez a cada três meses com esterco bem curtido e calcário, ambos produtos encontrados em grandes casas agrícolas. O calcário ajuda a corrigir a acidez do solo, que interfere no sabor dos frutos.
O segredo é deixar a planta "aberta" para o sol entrar." No quinto ano, a planta começa a soltar as "casquinhas brancas", que também são retiradas. A planta vai florescer e frutificar no lugar dessas "casquinhas brancas", explica Maria José. "Deixo essa casquinha e as folhas podadas no pé da planta como cobertura."
Trato. A jabuticabeira exige irrigação diária para manter as folhas vistosas e produzir flores e frutos. Porém, lembre-se que tanto o excesso quanto a falta de água podem ser prejudiciais à planta, por isso, observe o comportamento do vegetal e a umidade do solo.
Você pode fazer mudas de jabuticaba de duas formas: por sementes e por estaquia. Por sementes, o processo é simples e depende mais da natureza do que você. Para isso, pegue sementes do fruto da jabuticaba e coloque em um solo fértil. Não precisa cobrir com a terra, ok?
Segundo ele, a técnica da alporquia é o jeito mais rápido. “Você deve escolher um galho onde já exista a madeira, um centímetro é o ideal. Com uma ferramenta cortante é feito um anel na planta, depois é preciso fazer um curativo na árvore. Na sequênia é necessário um produto que retenha a umidade da planta.
Como fazer mudas de jabuticaba no vinagre
Tenha cuidado, pois o vinagre também é um bom matador de ervas daninhas. Mas pode ficar tranquila que o vinagre sera diluído. Tudo que você precisa fazer é misturar 3 colheres de chá de vinagre de maçã em 1 litro de água, mergulhar o corte. E em seguida transferi-los para o solo.
Como enraizar as plantas na água
Para fazer a muda é simples: coloque essa parte onde ficou a cicatriz da remoção em contato com um solo arenoso (terra e areia em proporções iguais). É só apoiar a folha na terra e não se deve enterrar, pois ela apodrece se for enterrada.
PLANTIO - as mudas devem ser plantadas nas covas previamente abertas e adubadas e no período chuvoso. Posteriormente, as mudas recém-plantadas devem ser cobertas com palhas para protegê-las contra a radiação solar. COVA - de 30 a 60 dias antes de plantar, abra e adube as covas, que devem ter 40 x 40 x 40 centímetros.
Passo a passo
As rosas são flores lindas e fáceis de replantar! Você pode transplantar uma roseira para um novo lugar sem problemas — basta tirá-la com cuidado da terra e passá-la para outro canteiro sem ervas daninhas. Para propagar roseiras, use o método de estaquia. Corte um pedaço da planta-mãe e espere a raiz se desenvolver.
Normalmente faz-se a enxertia próximo ao solo. Caso haja muitas ramificações, deve-se proceder uma poda para eliminar os excessos de brotos deixando um a dois ramos. A enxertia mais usada é a do tipo “T” invertido. Após executar o corte, colocar a borbulha com cuidado e amarrar com uma fita plástica.