Também recebeu forte influência indígena o folclore das regiões do interior do Brasil, com os seres fantásticos como o curupira, o saci-pererê, o boitatá e a Iara. Na culinária, a herança indígena está na mandioca, na erva-mate, no açaí, na jabuticaba, nos inúmeros pescados e em pratos típicos como o pirão.
Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer ...
Conheça os costumes que os brasileiros herdaram dos índios
Palavras que vêm das línguas indígenas
Raízes como a mandioca são usadas para preparar a farinha, a tapioca e o beiju. Também pode ser citados utensílios de caça e pesca, como a arapuca e o puçá. Por fim, diversos outros utensílios foram deixados como herança, entre eles a cabaça, a gamela, as redes, canoas, jangadas e armadilhas de caça e pesca.
Eles também nos presentearam com a rede, a canoa e a jangada, entre outros itens. Transformam argila em utensílios e deram origem a muitas palavras do nosso vocabulário, como pipoca, gambá e Sergipe, além de nos ensinar a como retirar da natureza as plantas, que foram transformadas em remédios.
Flecha,vestuários de pénas,enfeites e brincos feitos com coroços de frutas e etc.
A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. ... O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões.
Resposta. Bom, os portugueses deixaram culturas na culinária como o bacalhau o bolinho de bacalhau e a religião católica e cristã protestante e em base da língua deles se baseou a nossa língua com a mistura da língua indígena e portuguesa e a traços no sotaque de algumas regiões que são dos escravos bahia por exemplo.
Resposta: Qual é a herança mais negativa deixada pelos portugueses no Brasil? - Quora. Eu sou suspeito que sou Português no Brasil, mas direi duas coisas: Religião. Burocracia.
Algumas heranças culturais deixadas pelos portugueses: - algumas comidas, como o queijo minas. - diversas danças e músicas (as festas juninas, as brincadeiras de roda, serenatas, coretos, cavalhadas, Bumba-meu-boi, Folias de Reis).
Resposta. o gado, cereais, trigo, aves, couves, alfaces, pepinos, abóboras, lentilhas, alho, cebola, cominho, coentro e gengibre, etc. Vieram ainda com os portugueses, trazidas de outras colónias, especialmente as africanas, novas frutas: uva, figo, maçã, marmelo, pêssego, romã, cidra, tâmaras, melão, melancia.
Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. ... Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira.
Além do sistema harmônico tonal, os portugueses ainda trouxeram da Europa instrumentos musicais como o piano, o violino, a flauta, o contrabaixo, a clarineta, o violoncelo, a sanfona, o violão e o cavaquinho.
Frutas tropicais como a goiaba, a jabuticaba e alimentos que tribos indígenas já usavam como a mandioca, o milho, a batata doce e o mel. A culinária mineira é uma mistura da herança cultural de diversos povos que ajudaram a formar o estado.
Os Portugueses traziam ainda do Oriente prata, cobre, pérolas, coral, para além de imaginária, mobiliário, ourivesaria, prataria, laca (Japão), madrepérola, marfim, sândalo (de Timor), entre outras madeiras preciosas (teca, sissó...), seda e outros tecidos preciosos, porcelanas e olaria (da China, por exemplo), couros ...
As mais procuradas, no século XV, eram a pimenta-do-reino, o cravo, a canela e a noz-moscada. Nativas da Ásia, eram difíceis de obter, portanto, extremamente caras. Eram usadas até mesmo como moeda e, segundo Nepomuceno, constituíam "dotes, heranças, reservas de capital e divisas de um reino.
O estabelecimento da Rota do Cabo resultou da experiência e ciência náutica dos portugueses no Oceano Atlântico. Quem a percorreu pela primeira vez foi Vasco da Gama, que mostrou ser possível atingir a Índia pelo mar, chegando a Calecute em 1498.
Resposta. Os principais produtos comprados nas índias eram as especiarias, por seu grande valor comercial. Eram vendidos na Europa através do mar Mediterrâneo, sendo que o comércio através dessa rota era monopólio das cidades italianas, sobretudo Gênova e Veneza.
As principais mercadorias eram pimenta, açafrão, canela, cominho, gengibre, trigo, cana-de-açúcar e seus subprodutos como o açúcar, o caldo da cana e a cachaça, minerais e jóias preciosas. Os portugueses viajavam longas distâncias para encontrar matéria-prima para tinturas e temperos para a culinária portuguesa.
Arroz, cana-de-açúcar e frutos. Colônia Brasil e continente América os produtos são : Cana-de-açúcar, algodão e tabaco.
Resposta. Eles enfrentaram perigos imaginarios e reais, imaginarios era como a crença visões etc. Entre os perigos reais, estavam os ventos desfavoráveis, a ameaça de encalhe, os lugares estranhos, a fome, a doença e a sede no interior dos navios.
Resposta: O cravo-da-índia, noz-moscada, a pimenta-do-reino, o açúcar, a canela, o anis-estrelado, o gengibre e o coentro.
Sempre abrir. As Navegações Portuguesas foram pioneiras na era das Grandes Navegações. ... Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada que consistia em contornar o continente africano para se chegar ao Oriente.