Resposta. Resposta: Expulsão dos Jesuítas. No quadro da política religiosa nacional, o século XVIII é dominado, sob a influência das Luzes e do Despotismo - em Portugal encarnados no Marquês de Pombal - pelo Regalismo e pelo Beneplácito Régio. ...
Resposta: Buscando ampliar os lucros retirados da exploração colonial em terras brasileiras, Pombal resolveu instituir a cobrança anual de 1500 quilos de ouro. ... Outra importante medida trazida com a administração de Pombal foi a expulsão dos jesuítas do Brasil.
A expulsão dos jesuítas aconteceu em 1759 por Marques de Pombal, para Pombal, os jesuítas estavam atrapalhando os planos portugueses, além de afrontar suas ideias iluministas instruindo os indígenas com a educação religiosa.
O despotismo esclarecido foi uma forma reformista de governar característica da Europa, era apoiada por princípios iluministas. ... O despotismo esclarecido visava acelerar o processo de modernização de alguns países e assim aumentar seu poder e prestígio a fim de enfraquecer a oposição ao seu governo.
Principais déspotas esclarecidos
A contradição existente no despotismo esclarecido é que ele utilizava-se de vários conceitos e ideias advindas da corrente de pensamento Iluminista, porém os iluministas normalmente eram contra as monarquias, e os déspotas eram reis.
Principais filósofos iluministas
O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como "Século das Luzes". Surgido na França, a principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
Os Déspotas Esclarecidos, conhecidos também como reis déspotas, eram soberanos da Europa que buscavam colocar as ideias dos filósofos iluministas em prática. ... Era baseado nos ideais iluministas de filantropia, reforma e progresso, mas não aceitava todas as ideias do Iluminismo.
Os Iluministas eram críticos da relação que havia sido estabelecida entre Estado e Igreja no modelo das monarquias absolutistas e defendiam que, para que pudesse haver justiça, deveriam ser separados não só os poderes políticos, mas também a Igreja e o Estado.
Qual seria a principal função do governo em um contexto iluminista? Diante disso, o governo britânico cumpria suas obrigações? A PRINCIPAL FUNÇÃO SERIA ORGANIZAR UM GOVERNO GARANTINDO DIREITOS IGUAIS, QUE NO CASO, SÃO: SEGURANÇA, VIDA, FELICIDADE E LIBERDADE.
O Iluminismo trouxe consigo grandes avanços que, juntamente com a Revolução Industrial, abriram espaço para a profunda mudança política determinada pela Revolução Francesa. O precursor desse movimento foi o matemático francês René Descartes (1596-1650), considerado o pai do racionalismo.
Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia.