É a coordenação motora infantil que permite que a criança consiga dançar, pular e fazer tarefas que irão se aperfeiçoar cada dia mais como escrever e usar uma tesoura para recortar um papel. ... Já a coordenação motora fina é a de músculos menores, como mãos, dedos e pés.
Para ativar a coordenação motora grossa das crianças nada melhor que promover tarefas divertidas, como correr, brincar de pega-pega, pular, brincar de amarelinha e tudo aquilo que fez parte da nossa infância também. Essas atividades são muito importantes para enriquecer tais funções musculares nas crianças.
Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina. As habilidades motoras finas são muito importantes para o aprendizado, o autocuidado e para brincar.
Em sala de aula, podem usar jogos recreativos que estimulam os seguintes aspectos: motor, social, afetivo e cognitivo. Nas aulas de educação física, o professor precisa evitar a repetição de movimentos de forma mecânica e priorizar atividades que desenvolvam corpo e mente.
Enquanto a coordenação motora global ou grossa envolve os grandes músculos do corpo e é responsável pelos movimentos de maior amplitude, como saltar, correr, sentar, subir escadas e até dançar, a coordenação motora fina envolve os músculos mais pequenos do corpo, em particular os músculos das mãos, dos dedos, bem como ...
Atividades de coordenação motora: Top 5 que você precisa conhecer
A coordenação motora pode ser classificada em dois tipos: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. Coordenação motora grossa: envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas.
7 atividades para fazer com as mãos com os filhos
COMO BRINCAR COM A BRINCADEIRA PIMPONETA - DOIS OU MAIS PARTICIPANTES SENTAM EM CÍRCULO E FECHAM AS MÃOS. UM DELES BATE NA MÃO DE TODOS, CANTANDO A CANÇÃO PIMPONETA, QUANDO BATER NA MÃO E FALAR A PALAVRA POM O PARTICIPANTE ESCONDE A MÃO PARA TRÁS.
Os Jogos de mãos são brincadeiras populares, nas quais são utilizadas frases ritmadas, parlendas, rimas cantadas, coreografias e percussão corporal, estimulando a atenção, concentração, coordenação motora e lateralidade.
Funções. As mãos são capazes de empurrar, puxar, bater, segurar e carregar. E também de fazer gestos e sinais, como acenar e apontar. O polegar, por ser opositor, permite que a mão pegue objetos pequenos e lhe proporciona habilidade para lidar com ferramentas e instrumentos.
Jeito de brincar Em duplas, os participantes batem palmas enquanto cantam a música abaixo. A cada verso cantado, os participantes batem palmas três vezes. Depois do último verso, não pode bater mais palmas. Perde quem bater palmas na hora errada.