Naturologia significa estudo da natureza. O objetivo da naturologia é estudar e utilizar técnicas e métodos de tratamento naturais para prevenir doenças, recuperar e promover a saúde, o equilíbrio do organismo e a qualidade de vida.
O Naturoterapeuta analisa e trata o paciente, levando em consideração diversos aspectos, como o físico, o energético, o emocional e o social, razão pela qual pode se dizer que a Naturoterapia é uma Terapia Holística, ou seja, trata o ser como um todo.
A naturopatia é uma especialidade da Medicina Tradicional que tem como objetivo repor o estado de saúde no organismo através de produtos, técnicas e métodos naturais, utilizando alimentação, suplementação, plantas medicinais, homeopatia, florais, psicoterapias e todas as outras técnicas que provem ser eficazes para ...
A naturopatia usa uma combinação de tratamentos, como acupuntura, aconselhamento, terapia com exercícios, plantas, hidroterapia, nutrição, fisioterapia (p. ex., tratamento por calor ou frio, ultrassom e/ou massagens), imaginação dirigida e tratamento do estresse.
O naturopata é um terapeuta holístico, atento ao todo, pronto para perceber as reais necessidades do paciente, que é uma pessoa composta por várias dimensões e diversas faces, alguém que tem um organismo físico, um corpo emocional e outro espiritual.
Já a homeopatia “é uma área mais específica e que pode ser utilizada no âmbito da naturopatia e que gera, aqui, mais controvérsia no mundo da medicina convencional porque a homeopatia consiste na preparação de medicamentos com base em compostos do reino mineral, do reino vegetal ou do reino animal e esses compostos são ...
A naturopatia usa uma combinação de tratamentos, como acupuntura, aconselhamento, terapia com exercícios, plantas, hidroterapia, nutrição, fisioterapia (p. ex., tratamento por calor ou frio, ultrassom e/ou massagens), imaginação dirigida e tratamento do estresse.
Naturopatia ou medicina natural é uma forma de medicina alternativa que recorre a uma série de práticas pseudocientíficas comercializadas como "naturais", "não invasivas" ou "regenerativas".
A medicina alternativa pode ser definida por um conjunto de práticas e uso de substâncias que não são, hoje, considerados como válidos pela medicina convencional. Medicina ortomolecular, dietas e remédios populares, quiropraxia e massagens, uso de chás, benzedeiras, gurus, terreiros e etc.
São consideradas também práticas de medicina alternativa:
Cinco categorias da medicina complementar ou alternativa são geralmente reconhecidas: Sistemas médicos integrais. Técnicas de corpo e mente. Práticas baseadas na fisiologia que não costumam ser usadas pela medicina convencional....Sistemas médicos integrais
Medicina complementar refere-se às práticas não convencionais utilizadas junto com a medicina convencional. Medicina alternativa refere-se às práticas não convencionais utilizadas em vez da medicina convencional.
São elas: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. Com as novas atividades, ao todo, o SUS passa a ofertar 29 procedimentos à população.
A medicina alternativa é a prática de tratamento de doenças sem o uso de remédios controlados, antibióticos ou fármacos em geral. A principal característica desta prática é que o tratamento está focado no doente e não no sintoma da doença.
Este tipo de terapia funciona sob a concepção de que alguns exercícios específicos e massagens, combinados com a respiração, são capazes de ativar o fluxo energético e renovar a energia vital da pessoa, trabalhando não só o corpo físico, mas a mente e o emocional.
A acupuntura é um método terapêutico originado na Medicina Tradicional Chinesa que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas.
Benefícios da medicina alternativa
As Terapias Energéticas tais como o Reiki, Alinhamento dos Chakras, Aromaterapia, Acupuntura, Cone Chinês, Cromoterapia, Massagens, Ventosas e Reflexologia Podal são uma ótima saída para o stress do dia a dia.
Tipos de Terapia Holística
A terapia holística consiste em um conjunto de técnicas variadas que são usadas de maneira complementar aos métodos tradicionais da medicina ocidental. Essas técnicas trabalham sobre a totalidade do ser humano e suas multidimensões, com intuito de restaurar e manter o equilíbrio entre o corpo, mente e espírito.
Entre elas: homeopatia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica, plantas medicinais e fitoterapia e termalismo social/crenoterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia ...
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira a inclusão de dez terapias alternativas ao Sistema Único de Saúde (SUS). São elas: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais.
Não existe uma maneira fixa de classificá-los, mas aqui estão alguns tipos comuns.
A maioria dos profissionais de saúde mental pratica um dentre os seis tipos de psicoterapia: