Regularidades ajudam a compreender os fenômenos. Existem vários tipos de gráficos (como os de barras, de setor e de linha) e tabelas (simples e de dupla entrada). O uso de cada um deles depende da natureza das informações. É importante que os alunos sejam apresentados a todos eles e estimulados a interpretá-los.
Assim, o eixo Tratamento da Informação, apesar de indicado nos PCN, muitas vezes é colocado no final do planejamento. ... Assim, faz-se necessário que os estudos sobre o ensino do eixo Tratamento da Informação cheguem aos professores, pois são eles que ensinam estatística e probabilidades às crianças e aos adolescentes.
O bloco Tratamento da Informação engloba a leitura de gráficos e tabelas simples e de dupla entrada. Nelas, o aluno deve encontrar dados para resolver problemas. s habilidades relacionadas à coleta e à organização de dados que permitam a resolução de problemas são analisadas no bloco Tratamento da Informação.
Em sala de aula, peça que cada grupo construa um gráfico igual ao que foi objeto da atividade para casa com os dados da tabela. Oriente seus alunos sempre que necessário, mas, inicialmente, permita que eles façam descobertas e tentativas por si mesmos e que aprendam com seus erros.
No Word, clique onde você deseja inserir o gráfico. Na guia Inserir, no grupo Ilustrações, clique em Gráfico. Na caixa de diálogo Inserir Gráfico, clique em um gráfico e clique em OK. Insira os dados na planilha que será aberta automaticamente com o gráfico.
A maneira mais rápida de adicionar bordas no Word é da Galeria de estilos de borda.
Clique em qualquer célula para exibir a guia Design da Tabela. Na guia Design da Tabela, na caixa Estilo da Linha, clique em Sem borda. O cursor vai se tornar um pincel, que você pode usar para apagar as bordas individualmente.