Em sincronia com a visão estratégica das organizações, a gestão por competência pretende criar meios que possibilite o comprometimento dos indivíduos e grupos com os objetivos da organização, ao mesmo tempo em que desenvolve e mantem sua vantagem competitiva diante da concorrência.
Nesse cenário, realizar um mapeamento de competências é a melhor alternativa. Essa é uma ferramenta que serve para identificar as qualidades necessárias para cada cargo dentro da empresa. Também é um jeito de garantir o acompanhamento contínuo desses pontos, o que leva a uma tomada de decisão melhor.
O processo consiste em uma ferramenta de gestão capaz de delinear a avaliação dos funcionários e embasar a tomada de decisão do setor de RH da empresa, direcionando para a necessidade de treinamentos e capacitações ou redistribuições de funções, por exemplo.
O mapeamento de competências é uma ferramenta de Recursos Humanos que visa identificar competências técnicas e comportamentais para cada função dentro de uma empresa. Ele ajuda as organizações a se tornarem mais produtivas, eficientes e competitivas. O mercado atual traz desafios constantes para as empresas.
A junção dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores – as chamadas competências, unem-se de tal forma que aquela organização passa a ter uma identidade própria. Os propósitos, ideais, diferenças e valores que surgem dessa união podem ser chamados de competências organizacionais.
Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações“. Dessa forma, de acordo com o sociólogo, competência engloba atitude (tomar iniciativa), entendimento prático (habilidade) e conhecimentos adquiridos (saber).