O desenvolvimento de carreira é uma questão fundamental para qualquer profissional. Existem muitas variáveis que regem nosso comportamento nesse sentido; por isso, é valioso que se tenha uma compreensão de quais são os valores que nos movem no mundo profissional.
Uma percepção útil gerada pelos seus estudos se dá acerca dos elementos que devem ser eliminados na experiência de um profissional, que acabam por atrasar ou prejudicar seu desenvolvimento se não forem bem observados e compreendidos. Vamos discutir alguns deles aqui:
O apoio de profissionais pode ajudar nesse processo, por meio do teste de aptidão profissional e de personalidade, que vai afunilar as opções de carreira disponíveis no mercado e revelar qual área tem tudo a ver com você.
O teste âncoras de carreira, uma de suas contribuições mais notáveis, foi criado a partir de uma extensa pesquisa com estudantes e profissionais. Trata-se de uma pesquisa longitudinal (feita com vários recortes dos mesmos indivíduos em diferentes momentos) de ampla escala.
É possível encontrar, na internet, teste de aptidão profissional grátis: ela está cheia de testes disponíveis. Porém, para garantir um resultado seguro, o recomendado é buscar por um profissional de Psicologia ou conselheiro vocacional. Esses profissionais vão aplicar um teste confiável e ajudar com a interpretação dos resultados.
Pessoas com essa âncora são orientadas em sua carreira por valores que querem imprimir em seu trabalho. Elas se voltam para os valores e se dedicam a causas, mais do que aos seus talentos e competências. São profissionais que querem, de alguma forma, contribuir para um mundo melhor por meio de seu trabalho.
Quando você terminar de ler este texto e souber para que serve um teste vocacional, que tal fazer o Raio X do Beduka? Não perca a chance de descobrir sua profissão perfeita!
É o caso, por exemplo, da Orientu e do QCarreira 360. Você os acessa, cria seu perfil e depois realiza a dinâmica proposta. No final, terá o resultado, podendo traçar planos para o futuro.
Trata-se de uma pesquisa feita em um contexto diferente do nosso, mas, ainda assim, existem muitas similaridades com a forma como os trabalhadores brasileiros encaram suas carreiras e, por isso, podemos transpor o instrumento para nossa realidade.
22 - Utilizar minhas habilidades para tornar o mundo um lugar melhor para se viver e trabalhar é mais importante para mim do que alcançar uma posição gerencial de alto nível. ___
Assim como o teste de aptidão profissional revela os traços de personalidade de um indivíduo, o teste de personalidade é uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas. O principal objetivo é descobrir se o candidato realmente se encaixa no cargo pretendido e no perfil da empresa.
Por exemplo, devo fazer o que gosto ou apostar em algo que pague melhor? Seguir meus desejos ou corresponder às expectativas do mercado, ou da minha família?
Apesar dessa importância, muitas pessoas perdem de vista esses parâmetros ou não conseguem percebê-los em si mesmos. Pensando nisso, elaboramos este texto para te apresentar uma útil ferramenta de avaliação pessoal. Trata-se do teste de âncoras de carreira.
A rapidez com que o mercado e as demandas de cada empresa variam é notável. Qualquer instituição busca, atualmente, um profissional que seja flexível às necessidades de cada momento em um contexto de trabalho. Independentemente da sua área de atuação, algum tipo de flexibilidade sempre será exigido de sua parte, o que acaba sendo um empecilho para muitos trabalhadores.
Outro ponto interessante dos testes vocacionais é que eles fazem você avaliar e confrontar quais são as suas expectativas para o futuro profissional de acordo com o perfil que tem.
Nessa âncora, se encaixam profissionais que definem sucesso como a superação de obstáculos impossíveis ou como a capacidade de solucionar problemas insolúveis. São pessoas que necessitam sentir que podem conquistar qualquer coisa.
Essa âncora é um problema tanto para o profissional dependente quanto para quem está nessa função de tutoria, pois ambos sairão prejudicados: o primeiro, por não conseguir desenvolver sua autonomia; o segundo, por acabar tendo que "perder tempo" com esse auxílio.
Algumas profissões do futuro incluem desenvolvedores de inteligência artificial, engenheiros de energia renovável, especialistas em segurança cibernética, cientistas de dados e profissionais de telemedicina.
Se você está percebendo que sua ocupação é um foco constante de reclamações por sua parte, vale, novamente, se perguntar o que é que você está fazendo nesse lugar. É bem possível que suas reclamações não existissem se você estivesse cumprindo outra função.
Porém, o teste vocacional serve, principalmente, para orientar na escolha da profissão. Ou seja, com base nos atributos de cada um, haverá sugestões de tipos de trabalho.
O teste vocacional é um instrumento que auxilia os indivíduos a reconhecerem seus atributos, a fim de encontrar uma profissão compatível a eles. A palavra vocacional vem de “vocação”, que é uma disposição natural e espontânea que orienta uma pessoa no sentido de uma atividade.
O teste vocacional permite que a pessoa que o realiza aprofunde os conhecimentos que tem sobre si mesma, perceba com mais clareza a adequação de certas possibilidades de carreira à sua personalidade e pense melhor sobre as suas expectativas profissionais.
O teste vocacional pode ajudar na orientação profissional, ou seja, de acordo com o que você responder, ele irá mostrar quais áreas de sua formação e experiência você tem mais aptidões e quais não combinam com o seu perfil.
Vocação é um termo derivado do latim "vocare" que significa chamar. É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva a pessoa a exercer uma determinada carreira ou profissão.
Para quem não sabe, os cursos vocacionais – ou career colleges, como também são conhecidos – são programas que atraem muitos estudantes pois costumam contar com valores mais acessíveis, exigem um nível de inglês mais baixo e também muitas vezes oferecem a possibilidade de trabalho durante os estudos.
7 cursos que dão dinheiro
Se você está em busca de uma profissão lucrativa, veja a seguir os cursos de graduação que formam os profissionais mais bem pagos do País!
Significado de Curso substantivo masculino Escoamento de águas de rios, córregos, fontes etc.; extensão percorrida pela massa líquida: um rio navegável em todo o seu curso. Direção para onde algo segue, anda; andamento, sentido: o curso dos acontecimentos.
Significado de trâmite: Em curso. Correr. Em andamento.
«Em curso» é uma locução que significa «em andamento» ou «em execução», por exemplo: «Para não interromper a apresentação em curso, o rapaz não entrou na sala.» A palavra decurso significa «tempo de duração» ou «desenvolvimento de um processo».
1 Estátua de tamanho gigantesco. 2 por ext Pessoa corpulenta ou animal muito grande e forte. 3 por ext Qualquer objeto ou coisa de dimensões descomunais. 4 fig Pessoa de grande poder, importância e influência.
adjetivo Que emite ou reflete luz; brilhante, cintilante. Que brilha em excesso; que resplandece, cintila: o fúlgido dos seus olhos conquistou o forasteiro. Que tem brilho; fulgente: raios fúlgidos. Etimologia (origem da palavra fúlgido).
adjetivo Adorado; que é muito amado por alguém: pátria idolatrada. Respeitado; que é excessivamente venerado e querido. Etimologia (origem da palavra idolatrado). Part. de idolatrar.
4 sinônimos de idolatrado para 1 sentido da palavra idolatrado: 1 adorado, amado, estremecido, venerado.
Produto da destilação da água com plantas ou substâncias aromáticas.
1. Que não tem medo. 2. Tranquilo ante o perigo.
O termo 'impávido colosso' faz parte de um trecho do Hino Nacional, mas não é usado no dia a dia das pessoas. A palavra 'impávido' significa sem medo, corajoso, calmo.