Mistura azeotrópica: Ao contrário da mistura eutética, nesse caso, a mistura se comporta como substância pura somente no ponto de ebulição (ou condensação), isto é, a temperatura se mantém constante do início ao fim dessa mudança de estado. Já o ponto de fusão varia com o tempo.
Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogênio e oxigênio que apresenta aspecto homogêneo. ... Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito.
Mistura eutética: é o tipo de mistura que se comporta como uma substância pura durante a fusão, sendo assim, não pode ser separada por fusão fracionada, pois tem o ponto de fusão constante. A separação dos componentes de misturas eutéticas é feita por destilação. Exemplo: mistura de estanho e bismuto.
Portanto, não há separação. A temperatura azeotrópica pode ser maior ou menor do que o ponto de ebulição dos componentes da mistura. Para separar misturas azeotrópicas, é preciso utilizar um equipamento de destilação especial, denominado coluna de fracionamento.
As misturas homogêneas são mais difíceis de serem separadas, é preciso métodos especiais de separação, como a destilação simples e a fracionada, ambas consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida condensar os vapores do líquido.
Técnicas de Separação de Misturas Heterogêneas
Misturas homogêneas: são misturas as que apresentam apenas uma fase, ou seja, não é possível distinguir os componentes que as constituem. Um exemplo desse tipo de mistura é quando adicionamos uma certa quantidade sal em um copo com água e agitamos, ocorre uma dissolução do sal, tornando-se apenas uma fase.
Por exemplo, uma mistura homogênea de água e sal possui uma fase e dois componentes, já uma mistura heterogênea de água e cubos de gelo possui duas fases, mas apenas um componente, que é a água.
Como uma mistura é a união de dois ou mais materiais e a água está em contato com o óleo (unidos), água e óleo formam sim uma mistura, mesmo que não haja dissolução.
Portanto, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, sais, açúcar, álcool, etc. O óleo por sua vez é composto por ligações apolares e por isso não é miscível com água, mas se mistura com gasolina por ser esta também um composto apolar. Agora vamos falar da quantidade de soluto.