Você já sabe que a água é essencial à vida. Ela participa de várias reações que ocorrem nos organismos vivos, como o transporte de substâncias e a eliminação de resíduos. Uma pessoa pode sobreviver até 35 dias sem comer, mas ela morrerá se passar cerca de 5 dias sem ingerir líquidos.
Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo.
Através de suas propriedades, é possível comprovar a sua existência. O ar é matéria e ocupa todo o espaço do ambiente em que não exista outra matéria. Por exemplo, em uma garrafa com água pela metade, o ar ocupa a outra metade (superior) desta garrafa. O ar tem massa.
Se existe gravidade e se existe massa é claro que o ar pesa! Então quando subimos em uma balança, verificamos nossa massa e não o nosso peso. Para calcular o peso é preciso multiplicar a massa pela força da gravidade do planeta. ... Viu o balão mais cheio fica mais pesado, porque tem mais massa.
O ar atmosférico exerce pressão sobre a superfície terrestre, é a chamada pressão atmosférica. Quanto mais próximo da superfície maior é a pressão (o ar tem mais massa e pesa mais) e à medida que aumenta a altitude diminui a pressão, pois tem menos ar acima e ele fica mais leve.
É a propriedade que o ar tem de diminuir de volume quando comprimido. Podemos demonstrar esta propriedade fazendo a experiência da seringa. ... O ar tem elasticidade. Quando tapamos o orifício da seringa e depois soltamos o êmbolo, observamos que este êmbolo tende a voltar à posição inicial.
Resposta. O ar pode ocupar menos espaço quando comprimido por meio de uma de suas propriedades, a compressibilidade, que permite que ela diminua de tamanho para "caber" no espaço desejado.