As micobactérias são bacilos álcool-ácido resistentes, os quais são circundados por uma parede celular hidrofóbica, e que resistem à descoloração causada pelas misturas de álcool-ácido usadas na identificação.
É por isto que são conhecidas por Bacilos Álcool-Ácido Resistentes (BAAR). As outras bactérias, que não possuem tais paredes celulares ricas em lipídeos, têm a sua coloração pela Fucsina descorada pela solução de Álcool-ácido e coram-se em azul pela coloração de fundo do Azul de metileno (contra corante).
A baciloscopia direta do escarro é método fundamental porque permite descobrir as fontes mais importantes de infecção – os casos bacilíferos. Esse exame, quando executado corretamente, permite detectar de 70 a 80% dos casos de tuberculose pulmonar em uma comunidade.
Demonstrou-se ainda, que a nova tecnologia de diagnóstico apresenta um custo maior, R$ 35,20, enquanto que o custo individual de baciloscopia de escarro é de R$ 14,40.
O exame baciloscópico do escarro é o método "mais importante, tanto para o diagnóstico, como para o controle de tratamento" da tuberculose pulmonar no país, metodologia usual para este exame é a de Zeel-Nelsen, com o esfregaço do escarro fixado em lâmina, uso de um corante vermelho (fucsina) absorvido pelo bacilo pelo ...
ATENÇÃO: a radiografia de tórax deve ser realizada em todas as pessoas com suspeita clínica de tuberculose pulmonar. Juntamente com as radiografias de tórax, sempre devem ser realizados exames laboratoriais (baciloscopias e/ou teste rápido molecular e cultura), na tentativa de buscar o diagnóstico bacteriológico.
A radiografia de tórax é método diagnóstico de grande importância na investigação da tuberculose e deve ser solicitada para todo paciente com tiver suspeita clínica de tuberculose pulmonar.
O diagnóstico laboratorial da tuberculose é feito através dos seguintes métodos bacteriológicos: Baciloscopia - ou exame microscópico, é a pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes - BAAR em esfregaços da amostra, preparados e corados com metodologia padronizada. em meios de cultivo específicos para micobactérias.
Para o diagnóstico da tuberculose entre as populações mais vulneráveis, é recomendado que toda pessoa que apresente tosse e/ou radiografia de tórax sugestiva para tuberculose seja avaliada pela equipe de saúde e realize coleta de escarro para baciloscopia ou Teste Rápido Molecular para Tuberculose, cultura e teste de ...
O diagnóstico da hanseníase é realizado através do exame clínico, quando se busca os sinais dermatoneurológicos da doença. O diagnóstico clínico é realizado através do exame físico onde procede-se uma avaliação dermatoneurológica, buscando-se identificar sinais clínicos da doença.
Orientações para Coleta de Escarro
substantivo feminino [Medicina] Investigação da presença de bacilos num órgão ou num produto orgânico. Etimologia (origem da palavra baciloscopia). Bacilo + scopo + ia.
A prova tuberculínica é um teste diagnóstico de ILTB que se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação do PPD por via intradérmica, em que a leitura é realizada 48 a 72 horas após a aplicação, podendo ser estendido até 96 horas (BRASIL, 2011b).
Como o teste tuberculínico é realizado
6.
Firmar o antebraço a ser injetado, com dedos indicador e polegar distendendo a pele ligeiramente, na direção da agulha e no sentido longitudinal do antebraço. Injetar por via intradérmica 0,1 do antígeno. Retirar o dedo da extremidade do êmbolo e, em seguida puxar a seringa com a agulha.
Sobre o teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) No teste, por meio da reação em cadeia da polimerase (PCR), é realizada em tempo real a extração, amplificação e detecção do DNA do M. tuberculosis, além de triagem de cepas resistentes à rifampicina.
- Os critérios interpretativos são: -- De 0 a 4 mm (não reator): em indivíduos imunocompetentes indica ausência de infecção por M. tuberculosis. -- De 5 a 9 mm (reator fraco): em indivíduos imunocompetentes indica resposta vacinal ao BCG ou infecção por M. tuberculosis.
A Tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente através do ar. A fala, o espirro e, principalmente, a tosse de um doente de Tuberculose pulmonar bacilífera lança no ar gotículas, de tamanhos variados, contendo no seu interior o bacilo.