Outro termo importante no estudo do estresse é o termo "estressor" ou "esgotador", que indica um evento ou acontecimento que exige, do indivíduo, uma reação adaptativa à nova situação. A essa reação, se dá o nome de coping (termo da língua inglesa que significa "lidar com").
Tipos, fases de stress Podemos identificar dois tipos de stress: O stress positivo e negativo. A fase positiva (stress positivo) também é conhecida como eustress e a fase negativa (stress negativo) como distress.
O estresse é um estado de esforço do organismo para adaptar-se a situações que modificam seu equilíbrio interno. Fatores do dia a dia podem desencadear essa resposta do corpo. O estresse é definido como um estado de esforço do organismo para adaptar-se a situações que ameaçam a vida e o equilíbrio interno.
O ISSL é composto de quatro partes, alerta, resistência, quase–exaustão e exaustão. Essa divisão tem base nos princípios de Selye (1965), quanto às fases do processo de stress.
No nível máximo, quando o corpo chega à exaustão, o organismo fica enfraquecido e a pessoa debilitada. No começo o estresse é apenas um estado de alerta. O corpo dá os primeiros sinais de que algo mudou: os músculos ficam contraídos e aumenta a produção de adrenalina.
Veja 10 efeitos negativos do estresse para a sua aparência
Próximo a realmente prejudicar o organismo, o estresse pode causar irritabilidade, gastrite, oscilação da pressão arterial, alteração da glicemia, queda de cabelo, ansiedade e depressão.
O estresse pode ser responsável pela melhora das nossas reações diante dos obstáculos, garantindo energia e disposição. "É como uma força extra que o organismo nos oferece para ultrapassarmos uma situação de desafio", diz Costa. Com mais energia, o cérebro funciona melhor provocando mais agilidade mental e física.
A forma mais correta de escrita da palavra é estresse. A palavra extresse está errada. A palavra stress é a forma original da palavra em inglês e a forma mais utilizada no português de Portugal. Estresse é a forma mais utilizada no português do Brasil.
Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo, que precisa se adaptar às diferentes situações e emoções. O estresse pode ser negativo (distress) ou positivo (eustress), e o corpo produz ambos diariamente, respondendo às emoções e situações vividas.
Estressar, com e inicial, é a forma correta de escrita deste verbo no português falado no Brasil. O verbo stressar, sem e inicial, embora polêmico, está também reconhecido em alguns dicionários de português de Portugal.
Ver também resposta à dúvida: stress / stresse / estresse. Grafia no Brasil: estressado. Grafia no Brasil: estressado. Grafia em Portugal: stressado.