Normalmente no formato A4 ou carta, sua gramatura mais comum é entre 75 g/m² e 90 g/m², porém, pode ser entrado a partir de 50 g/m² até 300 g/m².
Divida o peso do papel pela área; Multiplique o resultado por 1000, isso irá converter o peso de kg/cm² para g/cm²; Multiplique o resultado por 10000, isso irá converter o peso de g/cm² para g/m²; Pronto!
Quais os tipos de gramatura de papel e os usos indicados?
Entende-se por gramatura a medida para o peso, a espessura ou a densidade do papel. O correto é escrever assim: 80 g/m², e G/M² este é um acrônimo para “gramas por metro quadrado”, ou seja, o papel tem 80 gramas por metro quadrado de folha.
Por exemplo, o kraft branqueado e usado na fabricação de sacos e embalagens, exige gramatura em torno de 30g. Já o kraft multifoliado exige maior resistência, em torno de 80g, pois são empregados pela indústria na confecção de sacos.
Diferente do Papel Kraft, o papel Semi-Kraft é um produto fabricado com material reciclado, perdendo algumas qualidades e ganhando outras devido a mistura. Trata-se de um produto recomendado principalmente no setor de embalagens, também para impressão, pintura, moldes, entre outros.
Papel pardo é o mesmo que papel kraft? Em tese, o papel pardo é o mesmo que papel kraft até pelo fato de que a maioria não passa pelo branqueamento. Porém, ele também pode assumir a cor branca, como é o caso do kraft branqueado, usado na fabricação de sacos e embalagens.
Ele serve para fazer vários produtos, como embrulhos, envelopes, caixas, e em alguns casos, ele é utilizado até como matéria-prima para fabricar outros materiais.
Papel Kraft A linha Kraftliner Klabin é composta por papéis diferenciados, produzidos 100% a partir do mix de fibras virgens de pinus e eucalipto. Em diferentes apresentações, esta linha de produtos oferece elevada qualidade de impressão e estrutura, proporcionando excelentes resultados nas mais diversas aplicações.