A nebulização é um tratamento indicado para desentupir as vias aéreas, através da inalação de vapor, que pode conter soro fisiológico e/ou medicamentos, ajudando a umidificar as vias respiratórias e diluir o catarro, e facilitando a respiração.
Segundo o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia, o vírus pode persistir em gotículas no ar por 1 a 2 horas. Por isso, as nebulizações feitas em casa por pacientes com suspeita de COVID-19 devem evitar a exposição de outros membros da família. Os locais mais indicados são as garagens, varandas ou pátios para garantir que o ar não seja recirculado na casa e que as superfícies não fiquem contaminadas
O nebulizador é utilizado para aliviar rapidamente os sintomas respiratórios e estabilizar o paciente com mais agilidade. No entanto, ele também é usado com a finalidade de administrar certos tipos de medicamentos que têm a indicação somente por meio da nebulização, ou quando eles não conseguem usar outros sistemas de inalação.
Agora que você já conhece o que é nebulização e as vantagens desse tratamento, que tal investir em um bom inalador? Visite a loja virtual da Omron e conheça os modelos de nebulizadores disponíveis!
Blog produzido pela Omron Healthcare Brasil, onde você encontra conteúdos sobre o universo da saúde e do bem-estar. Aqui, além de aprender a se cuidar melhor, você entenderá a importância do monitoramento cardíaco e o controle de doenças respiratórias.
O aparelho nebulizador tem a função de administrar e transformar os medicamentos líquidos e aquosos em vapor. Esse tipo de névoa composta de partículas medicamentosas bem pequenas será inalado pelo usuário e vai tratar os problemas nas vias respiratórias.
Os nebulizadores são aparelhos bastante tradicionais, mas que podem ser divididos em duas modalidades: nebulizador ultrassônico e nebulizador de ar comprimido. Confira, a seguir, as características de cada modelo e as recomendações de uso.
Esse remédio precisa chegar rapidamente até o pulmão — e a melhor maneira de fazer isso é por meio da inalação do vapor (por meio da nebulização) ou pela bombinha de asma (por meio de aerossol dosimetrado).
A razão para esta recomendação é que o procedimento de nebulização libera aerossóis, que são partículas que ficam suspensas por quase 3 horas e podem escapar mesmo estando em ambiente separado. Assim, esse é um tempo mínimo a ser respeitado para a segurança das pessoas.
Outra recomendação importante é enxaguar a boca após a nebulização, especialmente quando são usados remédios corticoides, como budesonida ou fluticasona, por exemplo, para diminuir o risco de infecções fúngicas na boca.
Em geral, as doenças respiratórias tendem a ser mais frequentes no inverno, como crises de asma, bronquite, entre outras. É nessa época do ano também que as pessoas são acometidas por resfriados e gripes, e a COVID-19 pode agravar doenças preexistentes, sendo fundamental utilizar meios para evitar que isso ocorra.
Não existem contraindicações para a nebulização com soro fisiológico. No entanto, a nebulização com remédios deve ser feita somente com indicação médica, pois alguns remédios não são indicados para crianças, idosos ou durante a gravidez, por exemplo.
Mantenha o equipamento sempre limpo. Não deixe para limpar depois e higienize o nebulizador logo após o uso para evitar o crescimento de bactérias e outros micro-organismos que podem prejudicar a sua saúde no próximo uso.
A nebulização pode ser feita no bebê ou em crianças com o uso de soro fisiológico, e, em alguns casos, como asma, bronquite ou crises alérgicas, o pediatra também pode indicar a utilização de remédios para nebulização, sendo importante seguir as orientações do médico quanto a dose e tempo de uso do nebulizador.
Embora a nebulização com soro não tenha contraindicações, é preciso ter atenção ao número de sessões, sobretudo se houver outros tipos de medicação inalatória, já que exceder a quantidade de nebulizações pode trazer diversos problemas à saúde. Em caso de dúvidas, sempre converse com seu médico e respeite as orientações.
Segundo o renomado pneumologista russo Aleksandr Chuchalin, a evolução da infecção provocada pelo novo coronavírus pode se desenvolver em 4 fases que apresentam agravamento e ampliação dos sintomas:
Nesse sentido, um artigo do Reino Unido esclarece que o nebulizador por si só não representa riscos de contaminação, pois o aerossol (fluido na câmara do nebulizador) se origina de uma fonte que não é do paciente e, portanto, não carrega as suas partículas virais.
Você sofre com dificuldades respiratórias ou tem alguém da sua família que passa por esse problema? Neste post, vamos trazer um guia completo contendo todas as informações sobre nebulização. Você vai entender a importância desse tratamento, como fazê-lo de forma correta, quais são os principais tipos de aparelhos e outros assuntos relacionados ao tema. Acompanhe a leitura!
O nebulizador então transforma o remédio líquido ou a solução medicamentosa em um vapor que a pessoa inspira, através da máscara ou de um bocal conectado a ele.