Executar ações assistenciais de enfermagem, sob supervisão, observando e registrando sinais e sintomas apresentados pelo doente, fazendo curativos, ministrando medicamentos e outros.
“Na sala de pré-parto, as gestantes fazem exames de sangue, cardiotocografia, entre outros. É um local em que ela tem acompanhamento obstétrico e toma algumas medicações. Ela também recebe a visita do anestesista, que fará uma avaliação pré-anestésica. O procedimento de anestesia é feito na sala de parto mesmo.
O objetivo da lavagem intestinal é evitar a evacuação no parto. Ela é provocada antes com um laxante. A técnica está em desuso, porque a maioria das grávidas não evacua no parto. Depois da admissão, com uma bata hospitalar, você vai para o pré-parto, no centro obstétrico.
O que se pode comer nesse período, enquanto a mulher ainda está em casa, e as contrações ainda não são muito regulares são alimentos leves como pão integral, fruta ou iogurte, porque facilitam a digestão e liberam energia de forma controlada.
Não deve evitar comer por receio de defecar durante o parto. A ingestão de alimentos é restrita, mas não faça uma restrição total, muito menos por iniciativa, sem consultar a equipa que a acompanha. Mesmo tendo ido ao wc antes, quando o bebé começa a coroar, a mulher tende a… Defecar de novo!
“É recomendável que a gestante faça um jejum de 8 horas de alimentos sólidos e leite e de 4 horas para água no período que antecede à cirurgia”, explica a Dra.
Preparo da paciente para a cesárea O preparo para um parto cesariana inclui: Jejum de 8 horas (de comida): garante uma segurança maior de não haver refluxo de alimento, vômitos e aspiração deste conteúdo na hora do parto. Só beber água até 4 horas antes da cirurgia.
O parto cesáreo poderá ser realizado a qualquer momento após a maturidade do bebê. Isso acontece, de modo geral, após a 37ª semana de gestação. É comum marcarmos uma hora específica para fazer a cesárea. Outras vezes, ela é realizada na vigência do trabalho de parto.
— No parto normal, onde não se usa bisturi elétrico, a gestante pode usar objetos metálicos, mas como nunca se sabe como será a evolução do cirurgia, ao entrar na sala de parto, é pedido para que a gestante retire esses apetrechos. Já a maquiagem e os esmaltes não interferem nem no parto normal, nem na cesárea.
2) A mamãe pode estar com as unhas pintadas no dia de dar à luz? Sim, mas com cores claras e transparentes para não interferir nos cuidados com a mãe na hora do parto.
Porém, não se esqueça que você não deve chegar com os cabelos molhados à sala de cirurgia. Outro cuidado importante é não utilizar esmalte nas unhas, pois para se monitorar a quantidade de oxigênio do seu organismo, o anestesista utiliza uma espécie de dedal em uma das mãos ou pés.
Na amamentação, a mulher pode fazer as unhas, o esmalte não faz mal para o bebê. Especialistas comentam sobre a saúde das unhas.