Dentro da Geometria, a Geometria Descritiva é a disciplina responsável pelo estudo das formas espaciais, se encarregando da representação das figuras tridimensionais sobre um plano, bem como a resolução de problemas destas formas.
Geometria plana: também chamada de Geometria Euclidiana, estuda o plano e o espaço baseando-se nos postulados de Euclides; Geometria Espacial: realiza o estudo de figuras tridimensionais. Nessa área de estudo, é possível calcular o volume de um sólido geométrico.
Gaspard Monge
A Geometria Descritiva surgiu no século XVIII. ... Embora a Geometria Descritiva tenha surgido no século XVIII, já desde 300 anos antes de Cristo, Euclides elaborou um tratado de geometria " Elementos" que era composto por 13 livros, uma obra completa apresentada com base num raciocínio dedutivo.
A geometria descritiva serve de base teórica para o desenho técnico, permitindo a construção de vistas auxiliares, cortes, secções, rebatimentos, rotações, interseções de planos e sólidos, mudança de plano(s) de projeção, determinação de verdadeiras grandezas (V.G.) de distâncias, ângulos e superfícies, bem como o ...
Após o rebatimento obtemos a representação da figura no plano por suas projeções. Esta representação é denominada épura. Podemos notar que na épura, as duas projeções de um ponto pertencem à uma mesma reta perpendicular à L.T. esta reta é denominada linha de chamada.
Foi preciso chegar ao século XVIII para que Gaspar Monge criasse a geometria descritiva, (inicialmente usada na engenharia militar), para que o desenho técnico perdesse toda a expressão artística para se tornar numa linguagem técnica universal e sem ambiguidades. ...
Esses dois planos, perpendiculares entre si, dividem o espaço em quatro regiões chamadas diedros.
O primeiro diedro é assim o primeiro quadrante, que vai desde o ângulo 0º até aos 90º o terceiro será o que se situa dos 180º aos 270º. Simples! O método de Monge veio simplificar as coisas tornando o diedro, que é uma entidade tridimensional, numa representação simplificada bidimensional.
Significado de Diedro adjetivo, substantivo masculino [Geometria] Que ou o que é formado pelo encontro de dois planos: ângulo diedro.
15), o diedro é responsável pela estabilidade inerente de uma aeronave em torno do seu eixo longitudinal. Quando as asas ficam desniveladas, o diedro gera forças aerodinâmicas que fazem com que elas voltem à posição nivelada. Os diedros dos aeromodelos apresentam formas típicas e atípicas.
Como no 1° diedro, qualquer projeção do 3º diedro também segue um princípio básico. Para fazer qualquer projeção no 3º diedro, o plano de projeção deverá estar posicionado entre o observador e o objeto. ... Como no 1° diedro, a projeção que é representada no plano 1 corresponde ao lado da frente da peça.
Significado de Épura substantivo feminino Desenho, segundo uma escala dada, que representa em um ou vários planos as projeções de diversas partes de uma figura de três dimensões.
Épura é o resultado do processo de rebatimento do plano horizontal sobre o vertical no sentido horário. Lembrando-se que sobre estes planos encontram- se as projeções horizontais e verticais do que fora projetado.
Épura de um ponto P: Após o rebatimento do PH sobre o PV, o ponto P fica representado por suas projeções horizontal (P1) e vertical (P2), ligadas por uma linha perpendicular à LT, chamada linha de chamada. Esse conjunto de projeções é chamado épura do ponto P.
O ponto não tem dimensão. Ele pode ser, por exemplo, um toque da caneta no papel. Representamos pontos no espaço sempre com letras maiúsculas (A, B, P, M, ...), exemplo: Por um ponto no espaço, passam infinitas retas.
A cota de um ponto da superfície terrestre, por sua vez, pode ser definida como a distância vertical deste ponto à uma superfície qualquer de referência (que é fictícia e que, portanto, não é o Geóide).
Quando a Projeção Horizontal de um ponto está sobre a Linha de Terra, o ponto está no Plano Vertical. Um ponto tem cota e afastamento negativos quando estiver no terceiro diedro. Quando o ponto não tem nenhuma projeção sobre a Linha de Terra, estará no primeiro ou terceiro diedros.
Para encontrar sua verdadeira grandeza (VG) pelo método da mudança de planos, vamos colocar o PV ou o PH em uma determinada posição, de forma que fique paralelo ao segmento AB. A VG aparecerá no novo plano de projeção que é paralelo ao segmento AB. Agora observe como se encontra a VG de AB na épura.
Define-se como uma reta de perfil, toda reta obliqua a ambos os planos de projeções numa posição particular: Perpendicular a Linha de Terra (ππ'). Em Épura, possui ambas as projeções perpendiculares a Linha de Terra (ππ') num mesmo ponto desta.
Uma reta suporte de um segmento é a reta que contém aquele segmento. Por exemplo, pegue um caderno agora e marque um ponto nele. ... Agora desenhe, com uso de uma régua, a reta que passa por A e B.
Sabemos que duas retas são paralelas quando são equidistantes durante toda sua extensão, não possuindo nenhum ponto em comum. Dessa forma, considere duas retas, r e s, no plano cartesiano. ... As retas r e s são paralelas se, e somente se, possuírem a mesma inclinação ou seus coeficientes angulares forem iguais.
Traço Horizontal. É o ponto segundo o qual a recta intersecta o plano horizontal de projecção; logo, é o ponto da recta que tem cota nula.
No Word: AltGr + “-” (sinal de menos no teclado numérico); No Word: Ctrl + Alt + “-” (sinal de menos no teclado numérico); Aperte a tecla Windows + . (ponto) para abrir o seletor de emojis, depois clique no símbolo Ômega no topo da janela e selecione o travessão (apenas Windows 10).
A linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.