Em suma, a grande diferença entre a reserva legal e a área de preservação permanente é que, na primeira, é possível utilizar uma porcentagem dos espaços rurais para a exploração de recursos de forma sustentável.
Além de preservar os recursos hídricos, garantem as especialistas, as matas preservadas nas APPs funcionam também como corredores para os animais e plantas, interligando os diversos fragmentos de vegetação natural.
Área de Preservação Permanente (APP) é uma “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”, ...
Promover a maior absorção d'água, manter a formação do solo e evitar a erosão e desfragmentação são elementos que denotam a grande importância da vegetação para o solo. ... Desmoronamentos de terra e de residências em áreas de morros e até mesmo em rios demonstram a importância da vegetação para o solo, pois ela o protege.
Consideram-se Áreas de Preservação Permanente em zonas rurais ou urbanas, as faixas marginais dos dois lados de qualquer curso d'água natural perene ou intermitente.