De forma geral, os exercícios aeróbicos são excelentes para manter o corpo saudável, uma vez que melhoram a resistência física, ajudam a circulação sanguínea, mantêm o estresse sob controle e, de quebra, queimam mais calorias – e por consequência, a gordura.
A prática regular de exercícios aeróbicos promove a liberação de endorfinas, substâncias que atuam como analgésicos naturais, além de combater o estresse, a depressão e ansiedade.
Em termos práticos, fazer alguma atividade aeróbica como correr 30 minutos pelo menos três vezes por semana ajuda a manter as artérias flexíveis, garantindo um bom fluxo sanguíneo, a pressão arterial adequada e reduzindo os riscos de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).
As práticas regulares de exercícios aumentam a resistência do coração, que se adapta aos exercícios e “se acostuma” a bombear mais sangue para o corpo. “Além disso, durante os exercícios, o consumo de oxigênio é maior.
A primeira constatação foi de que qualquer tipo de atividade física já ajuda a reduzir as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares....Qual o melhor exercício para o coração?
A rotina de exercícios físicos faz o sangue fluir melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Esses fatores ainda trazem outros benefícios, como: Previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão. Promove maior controle da pressão arterial.
8 melhores exercícios aeróbicos para emagrecer
Através da prática regular de atividade física, é possível notar também uma significativa melhora da condição cardiovascular. Essa melhora é capaz de diminuir os principais fatores de risco para infarto e derrame (acidente vascular cerebral – AVC).
A recomendação da OMS é que os jovens de 5 a 17 anos devem acumular ao menos 60 minutos diários de atividade física de intensidade moderada a alta. A ideia é atingir esta meta realizando atividades distribuídas em períodos menores durante o dia (30 minutos pela manhã e mais 30 à tarde, por exemplo).