O pronto atendimento geralmente funciona dentro de um horário de serviço pré-determinado. Já o pronto-socorro presta assistência a doentes, com ou sem risco de vida, cujos agravos à saúde necessitam de atendimento imediato e, por isso, funciona durante as 24 horas do dia.
A diferença entre a AMA e UBS está na continuidade do atendimento. Na AMA, o atendimento é concluído lá mesmo. Já se o paciente estiver na UBS ele pode ser encaminhado para um especialista. O Pronto-Atendimento, Pronto-Socorro e Unidade de Pronto Atendimento são para casos de urgência e emergência.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e oferece atendimento de urgência e emergência, com clínico geral, pediatra e enfermeiro. Outras especialidades como ortopedia e psiquiatria também podem estar disponíveis.
Já para os casos de agravo, urgências, como acidentes, fraturas, infartos e AVCs, o paciente será encaminhado para alguma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). ...
A primeira unidade foi inaugurada no dia 30 de maio de 2007 na Vila do João, uma das comunidades que compõem o Complexo da Maré. A implantação das UPAs fluminenses também tinha o objetivo de desafogar os prontos-socorros dos hospitais do estado, absorvendo deles inicialmente cerca de 7 mil pacientes diariamente.