Enquanto as ciências exatas utilizam a matemática e a lógica para resolver problemas, as humanas estudam a sociedade, o ser humano e os fenômenos sociais. Já as biológicas, estudam os seres vivos e sua origem, evolução, funcionamento e relação com o meio ambiente.
A área das ciências exatas tem como disciplinas fundamentais a Matemática, a Física e a Química — claro que, dependendo do curso, uma dessas matérias aparece mais que a outra. Quem ingressa em uma graduação desse tipo contará com muitas aulas de cálculo e vai precisar de raciocínio lógico para se dar bem.
São as ciências que têm a Matemática, a Química e a Física como peças fundamentais dos seus estudos. Além das 3 áreas básicas e todas as suas subdivisões, tais como Física Quântica e Físico-Química, entre as ciências que também são consideradas exatas temos: Astronomia, Estatística, Ciência da Computação e Arquitetura.
Em outras palavras, as Ciências Humanas ou Humanidades são uma área do conhecimento voltada para o estudo do homem como ser social. A área de Ciências Sociais Aplicadas reúne campos de conhecimento interdisciplinares, voltados para os aspectos sociais das diversas realidades humanas.
Confira algumas das disciplinas que fazem parte das graduações de Ciências Sociais:
As ciências da natureza correspondem às áreas da ciência natural que estudam aspectos da natureza. No Enem, as ciências da natureza englobam as disciplinas Biologia, Física e Química. Essa área do estudo ainda pode abarcar a geologia e a astronomia.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia. - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. - Matemática e suas Tecnologias: Matemática.