O que é reta? Trata-se de um objeto matemático presente em algum espaço que origina semirretas e segmentos de reta. Uma reta é um conjunto de pontos. Geometricamente, ela é representada como uma linha reta, isto é, que não faz curva alguma.
Retas são figuras geométricas primitivas que não possuem definição. São formadas por pontos e são infinitas em qualquer direção. Retas são figuras geométricas primitivas formadas por conjuntos de pontos.
Nós podemos representar um segmento de reta através de duas letras que caracterizam os pontos de seus extremos com uma linha por cima delas: ou . Eles devem ser lidos como “Segmento AB” ou “Segmento BA”. Se dois ou mais segmentos de retas possuem o mesmo comprimento, eles são chamados de congruentes.
Uma reta nada mais é além de uma linha formada por pontos, elas não possuem inicio e nem fim diferentemente das semirretas e dos segmentos de retas.
Tipos de Retas É definida como uma reta que possui interseção com as outras retas em pontos diferentes. Retas Coincidentes: diferente das retas perpendiculares, as retas coincidentes possuem todos os pontos em comum. Retas Concorrentes: são duas retas que se encontram em determinado ponto (vértice).
Para calcular a distância entre os pontos A e B, devemos escolher pontos que possuem coordenadas quaisquer A (x1, y1) e B (x2, y2). Essas coordenadas representam a localização dos pontos A e B em um plano. A distância entre esses dois pontos é igual ao comprimento do segmento de reta na cor lilás na imagem a seguir.
A medida de um segmento de reta é o número que se obtém comparando este segmento com um segmento padrão tomado como unidade de comprimento. Quando dois segmentos têm a mesma medida, dizemos que são segmentos congruentes.
Resposta. Segmentos congruentes são aqueles que tem a mesma medida, nesse caso a figura é formado por dois triângulos semelhantes ALA (ângulo"pelo teorema das retas paralelas", lado "a diagonal do quadrilátero ABCD", ângulo"o angulo reto que ambos possuem", lado). Ou seja, os segmentos AB e DC; os segmentos AD e CB.
Segmento de Reta: é uma parte da reta, marcada por dois pontos. Os pontos que fazem parte da reta sempre são indicados por letras maiúsculas. Semirreta: é uma reta que tem início (marcado por um ponto), mas não tem fim.
Segmentos Colineares: Dois segmentos de reta são colineares se estão numa mesma reta. Segmentos Congruentes: são aqueles que têm as mesmas medidas.
Dois pontos distintos determinam uma única reta que passa por eles; Três pontos não colineares determinam um único plano que passa por eles. Se uma reta tem 2 pontos distintos num plano, então ela está contida no plano. Por um ponto passa uma única reta paralela a uma reta dada.
Origem ou vértice é o ponto onde as duas semirretas se encontram. Bissetriz é a semirreta com origem no vértice desse ângulo dividindo-o ao meio. Ângulos consecutivos: dois ângulos são consecutivos se um dos lados de um deles coincide com um dos lados do outro ângulo.
A partir de um ponto qualquer no plano ou no espaço é possível traçar infinitas semi-retas.
A forma correta de grafar o termo conforme esse Acordo é semirreta.
As semirretas opostas possuem o mesmo ponto de origem, mas sentido diferente nos seus prolongamentos. As semirretas são delimitadas apenas por um ponto que é chamado de ponto de origem. São diferentes dos segmentos de reta que são delimitados por dois pontos.
Resposta. São 6 semirretas. PC, PD,PB,PA,PE,PF.
Resposta: Explicação passo-a-passo: R:6 Semi retas.
Analisando a imagem acima, notamos que as semirretas que formam um ângulo raso são “lados” de uma reta. Na realidade, se marcarmos um ponto de interesse sobre uma reta, ao medir o ângulo formado nesse ponto, encontraremos 180°.
Resposta. É denominada de vértice do ângulo ou ângulo.
Ângulos. Ângulos são a região interna formada por duas semirretas que partem de um mesmo ponto. A palavra ângulo é usada para nomear dois objetos.