Qual a definiço de passivo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Passivo é o termo presente em um Balanço Patrimonial para especificar todas as obrigações e dívidas financeiras de um negócio. Essas, por sua vez, podem ser devidas tanto para Pessoas Físicas (PF) quanto para Pessoas Jurídicas (PJ).
O que é passivo de exemplos?
Passivos. Aqui ficam as contas em que são registrados os deveres e obrigações da empresa com terceiros, como parceiros de negócio, bancos e governos. Alguns exemplos de passivos são pagamento dos fornecedores, empréstimos e financiamentos, obrigações fiscais e sociais.
Como é composto o passivo?
Enquanto isso, o passivo é composto pelas obrigações: contas a pagar a fornecedores, folha de pagamentos, impostos e outros deveres da empresa. ... E fica alocado, na organização do Balanço, dentro do grupo passivo por ser, em termos técnicos, uma obrigação da empresa com os sócios.
Qual é a definição de ativo?
Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.
O que é passivo de 2 exemplos?
São as obrigações ou dívidas relacionadas a terceiros que precisam ser quitadas em um prazo estipulado. Pagar fornecedores, recolher impostos e manter as contas da empresa em dia são exemplos de passivos exigíveis.
O que é o ativo e cite três exemplos?
Os ativos na economia, são a representação de bens e diretos de uma instituição. Podemos citar exemplos como: saldo bancário, saldo no caixa, estoque, imóveis, automóveis, marcas e patentes, softwares e duplicatas a receber. Os passivos na economia são a representação das obrigações de uma instituição.
Quais são os três grandes grupos que formam o passivo?
A alternativa está correta, já que os três grandes grupos que compõem o Balanço Patrimonial são o Ativo (bens e direitos), o Passivo (obrigações com terceiros) e o Patrimônio Líquido (obrigações com sócios e/ou acionistas e obtida pela subtração do ativo e do passivo).
O que são bens ativos?
Os ativos são os bens, como o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadorias, e os direitos. Ou seja, as dívidas a receber, ambos que a empresa possui e que podem ser convertidos em meios monetários.
Como se caracteriza um item do ativo?
Para que algo possa ser considerado um ativo, é necessário que ele cumpra quatro requisitos: constituir bem ou direito para a empresa, ser de propriedade, posse ou controle da sociedade, ser mensurável monetariamente e trazer benefícios (ou expectativa de benefícios) para a empresa.
Quais são as contas do ativo passivo e patrimônio líquido?
Os ativos são todos os bens de uma companhia, como os imóveis, os móveis, o dinheiro em caixa, o estoque de mercadoria e os direitos (dívidas a receber). Já os passivos são as obrigações, ou seja, as despesas da empresa que são as contas a pagar para os fornecedores, para o governo ou para o banco, por exemplo.
O que é ativo passivo e patrimônio líquido?
Na contabilidade, o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo da organização, ou seja, entre os bens e direitos que ela possui e suas obrigações. Em linhas gerais, o significado de patrimônio líquido corresponde à riqueza de uma organização, o que ela possui descontadas as contas que precisa pagar.
O que é valor ativo?
Ativos, em contabilidade, são valores que indicam quais são os bens e direitos que uma empresa possui . Estes valores são demonstrados através do Balanço Patrimonial, junto com os Passivos e o Capital Próprio, que somados resultam no total de Ativos da empresa.
Quais são os grupos de balanço patrimonial?
O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).