90 anos (1844–1934)
'Milagre' Foi nessa igreja, construída pelo religioso em 1875, que se deu o episódio marcante na vida de padre Cícero. No dia 1º de março de 1889, ao colocar a hóstia consagrada na boca da devota Maria de Araújo, o pedaço de trigo teria se transformado em sangue. O "milagre da hóstia" logo se espalhou pela região.
Padre Cícero (1844-1934) foi um líder católico brasileiro. Foi ordenado padre em Fortaleza no ano de 1870. Em 1977, foi canonizado pela Igreja Católica Apostólica Brasileira. ...
Crato, Ceará, Brasil
Cícero Romão Batista (Crato, 24 de março de 1844 — Juazeiro do Norte, 20 de julho de 1934) foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste.
Monumento em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista foi inaugurado no dia 01 de novembro de 1969, construída no alto da Serra do Catolé ou, como é mais conhecida, Colina do Horto. Um dos monumentos de fé mais bonito que já visitei . É impressionante a sua estrutura e com capacidade para receber milhares de peregrinos.
Crato, Ceará, Brasil
A Estátua de Padre Cícero na Colina do Horto é um monumento construído em homenagem a Padre Cícero, localizado em Juazeiro do Norte, Brasil. No local há um pequeno museu e uma igreja. O projeto inicial previa que a estátua teria 7 metros de altura.
521969
A princípio, o monumento teria sete metros de altura, fora a base. Porém, Armando optou por construir uma estátua de 12 metros. Um galpão foi montado no armazém de uma antiga usina de algodão, na esquina das ruas São Paulo e São Francisco.
Crato, Ceará, Brasil
24 de março de 1844
24 de março de 1844
b) Quais foram as divergências entre a Igreja Católica e o padre Cícero? As divergências se deram em milagres, tais como a transformação de hóstia em sangue na boca de uma beata. Médicos e outros estudiosos não conseguiram dar uma explicação cientifica. ... O povo, outros padres e padre Cícero contestaram.
Dessa maneira, rapidamente ganhou a simpatia dos habitantes, passando a exercer grande liderança na comunidade. Paralelamente, agindo com muita austeridade, cuidou de moralizar os costumes da população, acabando pessoalmente com os excessos de bebedeira e com a prostituição no local.
O fanatismo religioso, o descontentamento e a situação de miséria da população pobre favoreceram a participação dos sertanejos no conflito. Sob a orientação e liderança do padre Cícero, acreditavam estar participando de uma espécie de "guerra santa" contra as forças do mal, representadas pelo governo federal.
Resposta. A revolta foi violenta, resultando em muitas mortes. O governo federal resolveu ceder, anulou a intervenção no governo cearense e devolveu o poder à família Acyoli.
A Revolta ou a Sedição de Juazeiro, foi um conflito popular ocorrido em 1914 durante a República Velha (1889-1930) na cidade de Juazeiro do Norte, no sertão do Cariri, Ceará. ... Nesse sentido, importante salientar a fusão que se estabeleceu entre o clero (igreja) e os fazendeiros do Ceará.
A Revolta ou Sedição de Juazeiro foi um confronto ocorrido em 1914 entre as oligarquias cearense e o Governo Federal provocado pela interferência do poder central na política estadual nas primeiras décadas do século XX.
Revolta de Juazeiro - Povo pega em armas sob ordens do Padre Cícero. Em 1914, o sertão nordestino foi novamente abalado por uma grande revolta popular de caráter religioso, ocorrida em Juazeiro do Norte, interior do estado do Ceará, e liderada pelo padre Cícero Romão Batista.
Porém, o líder religioso, juntamente a Floro Bartolomeu, tinha sob seu poder uma grande quantidade de jagunços que estavam preparados para a defesa da cidade e que chegaram até a invadir a capital do estado, Fortaleza. O resultado foi uma guerra entre coronéis e o Estado.
Chamavam-no de "Padim Ciço". O deputado federal Floro Bartolomeu, aliado de Pinheiro Machado, tinha grande influência sobre o padre Cícero.
30 metros