A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.
São utilizadas para divulgar os assuntos de interesse geral sobre diversos fatos e/ou atos administrativos. Mesmo sendo de redação única, estas circulares são encaminhadas a diversos destinatários diferentes.
A circular deve obedecer a seguinte estrutura:
O suporte de circulação de um texto pode ser definido de forma simplificada como a plataforma com que esse texto será criado ou distribuído aos leitores, isto é, o meio que servirá de base para a materialização de um texto.
São eles:
Verificado por especialistas Por isso mesmo é que esse gênero circula bastante em ambientes populares, como em feiras ao ar livre, rodas de conversa e lugares públicos, onde os cordelistas normalmente recitam suas obras ou parte delas para atrair os compradores dos livretos.
É o meio no qual o texto circula. Uma redação escolar pode circular por toda a comunidade escolar e além (como no caso da Olimpíada de Língua Portuguesa).
Esferas de circulação são gêneros textuais e seus respectivos modos. Exemplo: Cotidiana - Albúm de família, músicas, bilhetes, convites, relatos de experiências e outros. Literatura: Autobiografia, letras de músicas, narrativas de ficção e outros.
Diante do exposto, o estudo pautado em gêneros textuais não só auxilia o processo de ensino e aprendizagem da língua materna, mas proporciona e incentiva o hábito da leitura, da produção textual e da oralidade.
Entre o discurso e o texto está o gênero, que é aqui visto como prática social e prática textual-discursiva. Ele opera como a ponte entre o discurso como uma atividade mais universal e o texto enquanto a peça empírica particularizada e configurada numa determinada composição observável.