De acordo com a concepção discursiva de leitura, ler é uma atividade social, uma tarefa que diz respeito a um processo discursivo, no qual se incluem os sujeitos produtores de sentido — o autor e o leitor. ... Este pratica leitura quando busca informação e lazer nos diferentes textos sociais.
O termo "texto" tem sido definido em sentido amplo e estrito. Em sentido amplo, diz KOCH (1984:21): "o texto é qualquer manifestação através de um estoque de sinais de um código.
a coesão textual é a forma de os elementos lingüísticos do texto conectarem-se, estabelecendo estruturas que produzem sentidos. ... É construída a partir do texto, tendo como base muitas vezes, não sempre, a coesão textual, que serve como indicador para conduzir o(a) interlocutor(a) na produção do sentido.
Quanto à prática de leitura, nessa concepção de linguagem, segundo Menegassi e Angelo (2005), é resultado da interação entre leitor-texto-autor, que são responsáveis pela construção dos significados do texto e pela produção de sentidos.
Cada objeto teórico vê o texto de maneira diferente. ... Isso quer dizer que um texto não é apenas manifestado verbalmente, isto é, por meio de uma língua natural, como o inglês, o francês, o árabe, o português.
Como fazer leitura dinâmica: Passo a Passo