Quanto à Origem Natural: medicamentos de origem natural. Ex: Mel, Própolis. Vegetal: medicamentos extraídos de plantas. Ex: Berinjela, utilizada para emagrecimento.
Os fármacos podem ser classificados de diversas formas: de acordo com a estrutura química, de acordo com a ação farmacológica, de acordo com a ação sobre os sistemas fisiológicos e como fármacos ou pró-fármacos, entre outros.
Há várias maneiras de tomar medicamentos; podem ser engolidos, injectados, aplicados na pele, usados em aerosol ou inalados. A origem dos medicamentos vem do passado onde os medicamentos tiveram origem nas ervas e plantas.
Origem do Fármaco A palavra fármaco deriva da terminologia grega “phármakon” que tem o significado de ser aquilo que pode transladar as impurezas, ou seja, para os gregos essa palavra poderia significar tanto remédio como veneno, poderia manter a vida ou causar a morte.
Ao todo, são nove medicamentos extraídos de sete plantas medicinais que têm eficácia comprovada pela ANVISA. São elas o Alecrim Pimenta, Babosa, Erva Baleeira, Confrei, Boldo, Guaco e Funcho. As indicações vão desde tratamentos antifúngicos até cicatrizantes e anti-inflamatórios.
- Ação Sistêmica: para aqueles que atingem a circulação; - Ação Remota: nos casos em que a ação do medicamento em um alvo interfere no funcionamento de outro; - Ação Local/geral: quando a droga produz efeito no ponto de aplicação, sendo absorvida posteriormente para ter ação sistêmica.
As formas farmacêuticas são as formas físicas de apresentação do medicamento, e elas podem ser classificadas em sólidas, líquidas, semi- sólidas e gasosas. As formas sólidas podem ser pós, granulados, comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos.
▶ SEMI-SÓLIDAS (pastosas): cremes, pastas, pomadas, loções., unguentos. ▶ LÍQUIDAS: suspensões, emulsões, soluções, gotas, xaropes, enemas, óleos medicinais, colutórios...
Os medicamentos são substâncias estudadas, testadas e elaborados pela indústria farmacêutica com o objetivo de diagnosticar, prevenir, curar ou aliviar sintomas. O remédio é mais amplo, se refere a qualquer tratamentos terapêuticos também contra doenças e alívio dos sintomas.
Um medicamento pode ser classificado pela função química do princípio ativo ou pelo modo como é usado para tratar uma condição particular. Cada droga pode ser classificada em uma ou mais classes terapêuticas.
Embalagem primária: embalagem que mantém contato direto com o medicamento. Embalagem secundária: embalagem externa do produto, que está em contato com a embalagem primária ou envoltório intermediário, podendo conter uma ou mais embalagens primárias.
É a substância ativa que está na fórmula do medicamento e que deverá exercer o efeito desejado para o tratamento do paciente.
68-89-3
O mecanismo de ação da dipirona é via inibição da síntese de prostaglandina. A dipirona tem demonstrado inibir a ciclo- oxigenase, síntese do tromboxano, a agregação plaquetária induzida pelo ácido araquidônico e a síntese total de prostaglandina E1 e E2. A ação da droga pode ser tanto central como periférica.