Existem diferentes tipos de rochas, sendo elas: rochas ígneas ou magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.
ígneas são as provenientes do resfriamento do magma nos mantos abaixo da terra, já as sedimentares são de sedimentos trazidos por agentes externos como água e vento, acumulados. já as metamórficas, são de alterações dessas rochas anteriormente citadas, por alterações de temperatura e pressão.
Em Estratigrafia, um ramo da Geologia, uma formação geológica é um conjunto de rochas ou minerais que tem características próprias, em relação à sua composição, idade, origem ou outras propriedades similares. É a unidade básica fundamental da litoestratigrafia, para a nomeação de um conjunto de rochas.
As rochas metamórficas são formadas pela transformação de outras rochas em condições específicas de temperatura e pressão. As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. ... Os protólitos podem ser rochas ígneas, rochas sedimentares e até mesmo metamórficas.
As rochas metamórficas se originam pela transformação de rochas sedimentares ou magmáticas que passam por uma grande pressão e altas temperaturas. ... Como exemplos de rochas metamórficas, podemos citar a ardósia, o quartzito e o mármore, que é o resultado da transformação do calcário.
rocha plutônica. Rocha magmática solidificada em profundidade, geralmente com cristalização lenta que se reflete na textura mais grossa dos cristais formando intrusões plutônicas ou corpos intrusivos em dimensões desde batolitos a pequenos stocks e formas variadas.
O Plutonismo é um fenômeno magmático que se processa nas regiões profundas da crosta terrestre quando o magma, ao penetrar na crosta terrestre, não consegue rompê-la ficando preso, retido em suas profundezas, onde se dá a sua consolidação.