Anatomia do esôfago O esôfago é dividido em três partes: Cervical, que cursa através do pescoço. Torácica, que é localizada no tórax, mais especificamente no mediastino. Abdominal, que atravessa o diafragma e chega ao abdome, onde alcança o estômago.
Para desempenhar sua função, o esôfago apresenta uma parte superior e uma inferior. A parte superior do esôfago possui um músculo denominado esfincter esofágico superior, responsável por abrir espaço necessário, afrouxando o esôfago para passagem de alimentos ou líquidos.
Desde a origem até a terminação, o esôfago atravessa necessariamente a parte inferior do pescoço, a cavidade torácica, o diafragma e a parte superior da cavidade abdominal. É um órgão situado na linha mediana, na frente da coluna vertebral. Termina lançando-se no estômago ao nível da cárdia.
O estômago pode ser dividido em quatro porções : cárdia, fundo, corpo e parte pilórica. A cárdia é a região adjacente ao esôfago, possui no seu interior glândulas cárdicas, porém não há um limite externo preciso que separe esta região das regiões adjacentes.
Os sintomas mais comuns dessa doença são dificuldade para engolir, dor no peito, náuseas, vômito, dor abdominal, tosse e perda de apetite. Em alguns casos, os pacientes também percebem que o alimentos ingeridos ficam presos no esôfago, não completando o caminho até o estômago como deveriam.
Alguns remédios caseiros como o suco de melão, o chá de gengibre ou o suco de batata, podem ajudar a melhorar os sintomas de esofagite como azia, sensação de queimação no esôfago ou gosto amargo na boca, que ocorrem quando o ácido do estômago entra em contato com o esôfago.
A neoplasia de esôfago é geralmente diagnosticada em fase tardia, quando a doença já se apresenta localmente avançada ou metastática. Em cerca de 80% dos casos os tumores invadem estruturas adjacentes ou apresentam envolvimento linfonodal. Metade deles já apresenta metástases à distância.
Os sinais de alerta de um possível câncer incluem os seguintes:
Já os tumores malignos (ou cancerígenos) acontecem quando uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada e descontrolada. Esses tumores, em geral, crescem rapidamente e podem se espalhar pelo corpo, invadindo tecidos vizinhos. Nesses casos, o tumor é chamado de câncer 2.