Vacinas e tratamentos Dentre as principais vacinas, podemos citar a vacina contra a hepatite B, a vacina tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e meningite), a VORH (contra o rotavírus), a VOP (contra a poliomielite), vacina contra febre amarela e a tríplice viral.
13 dicas que funcionam de verdade para evitar problemas respiratórios
Serviços de cuidado respiratório
As doenças respiratórias são condições médicas que afetam os pulmões e a capacidade de respiração. Algumas dessas doenças são genéticas, enquanto outras são causadas pelo estilo de vida ou fatores ambientais. As mais comuns incluem asma, bronquite, enfisema, tuberculose e sinusite.
As doenças respiratórias agudas (DRA) abrangem amplo espectro de eventos mórbidos de diferentes etiologias e de distinta gravidade que comprometem o trato respiratório. Suas principais manifestações clínicas são tosse, dificuldade respiratória, dor de garganta, corrimento nasal e dor de ouvido.
A infecção respiratória, ou de vias áreas, é uma infecção que surge em qualquer região do trato respiratório, atingindo desde as vias aéreas superiores ou altas, como narinas, garganta ou ossos da face, até as vias aéreas inferiores ou baixas, como brônquios e pulmões.
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS AGUDAS: CAUSAS E TRATAMENTOS
As três infecções de vias aéreas superiores mais comuns são: Rinofaringite aguda (“resfriado”), Faringoamigdalite aguda (“infecção de garganta”) e Rinosinussite aguda (“sinusite”). O resfriado o é uma infecção leve das vias aéreas superiores - nariz e garganta.
Divisões da via aérea: a) Via aérea superior: estruturas localizadas fora da cavidade torácica, incluindo o nariz, cavidades nasais, faringe e laringe, cuja função é filtrar, aquecer e umidificar o ar.
Fazem parte do trato respiratório inferior (também chamado vias aéreas inferiores) a traqueia, os pulmões, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares. São responsáveis por, juntamente com as vias aéreas superiores, manter a permeabilidade das trocas gasosas que ocorrem no pulmão.
Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia.