Sintomas
Agência FAPESP - Costuma-se dizer que os homens sentem mais dor do que as mulheres. Essas estariam muito mais acostumadas com dores, especialmente por terem que enfrentar episódios como trabalho de parto e cólicas menstruais.
Mas, caso os sintomas se tornem recorrentes, é importante ir ao médico.
Cólicas Intestinais Local da dor: Parte central ou inferior da barriga. Frequência: As dores vêm de forma repentina, e sua frequência pode variar de pessoa para pessoa Outros sintomas: dor intensa, formação de gases, diarréia ou fezes endurecidas.
Por ser um mal que atinge grande parte das mulheres em idade fértil, a cólica menstrual é uma dor na região pélvica que é provocada pela liberação da prostaglandina, substância que faz com que o útero se contraia para a eliminação da sua camada interna em forma de sangramento.
A principal queixa é a cólica menstrual, cuja intensidade pode variar de leve a muito intensa. A fim de exemplificar tamanho incômodo, um estudioso britânico comparou a sensação a um ataque cardíaco.
O que varia é a sensibilidade de cada paciente a esse processo bem como o mecanismo que leva a sentir dor. Estas causas podem levar a outros sintomas ou indicar problemas mais graves? Sentir cólicas durante o período menstrual é um fato na maioria das vezes considerado normal.
A cólica fora do período menstrual pode ser bastante incômoda e ter diversas causas, sendo normal durante a ovulação ou no início da gravidez, no entanto pode também ser indicativo de doenças como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica, principalmente se acontecer com frequência ou todos os meses.
A seguir, veja o que dá para fazer em casa para aliviar as cólicas menstruais.
Apesar de atualmente já existirem diversos remédios e anti-inflamatórios, essa prática ainda é adotada. Principalmente as pessoas que não gostam de se medicar com a utilização de compostos químicos. Dessa forma, o algodão embebido com álcool pode ser usado para o alívio dos sintomas citados acima.
O ponto San Yin Jiao estará localizado exatamente aí, na mesma linha do tornozelo. Segundo Dorcival Soares de Freitas, especialista em massagem e reflexologia, em entrevista ao site M de Mulher, pressionar e massagear esse ponto garante 70% do alívio da dor das cólicas menstruais.
Lave a ferida com água e sabão delicadamente ou use soro fisiológico, sabão e gaze.
Dessa forma, é normal e esperado que haja algum grau de vermelhidão, dor, desconforto e inchaço local. Em um período inicial forma-se um tecido cicatricial mais rígido, fibroso, com consistência mais endurecida. Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo.