Dentre os tipos societário para empresas, temos:
Tipo societário é um modelo predefinido que indica como os sócios de uma empresa se fazem representar juridicamente e, ainda, quais as suas responsabilidades em relação ao empreendimento.
adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que faz parte de uma associação ou sociedade científica, literária etc.; sócio. [Comércio] Associado de uma empresa.
As sociedades empresariais exercem a empresa, portanto, não é tecnicamente correto dizer que sociedade é empresa. O correto é dizer que a sociedade exerce a atividade empresarial (empresa) assim como o empresário individual também a exerce.
A grande diferença entre o empresário individual e a sociedade empresária é que esta, por ser uma pessoa jurídica, tem patrimônio próprio, distinto do patrimônio dos sócios que a integram.
Ante o exposto, podemos concluir que o empresário é quem exerce a atividade empresarial (empresa). Este “quem” pode ser a pessoa física, caso em que será chamado de empresário individual, ou a pessoa jurídica, denominada de sociedade empresária.
Você conhece a diferença entre o Comerciante e o Empresário? ... O conceito de empresário é distinto do conceito de comerciante, de modo que possa abarcar todos aqueles que efetivamente praticam atividades comerciais/empresárias, independentemente de sua nomenclatura, mas com base nas atividades desenvolvidas.
Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. ... O profissionalismo consiste na pessoalidade e organização no exercício da atividade, bem como o domínio das informações sobre o produto ou serviço oferecido ao mercado.
O artigo 966 do Código Civil traz expressamente o conceito de empresário como sendo aquele que “exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”.
Para caracterizar-se como empresário (individual ou coletivo) faz-se necessário o exercício da atividade nos termos do art. 966, caput do CC, ou seja, que a exerça “profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços”.
O trabalho de um empresário gira em torno da construção de uma companhia, agregando, muitas vezes, desde os processos gerenciais até a “mão na massa”. O seu objetivo maior é obter lucro, independentemente da atividade econômica exercida – no comércio ou na indústria.
"Comerciante, no sentido do Código, é aquele que exerce uma atividade comercial. É considerado como exercendo uma atividade comercial toda empresa profissional que tem por objeto uma das categorias de negócios seguintes...".
Sobre a profissão Para a Legislação, é considerado empresário quem exerce profissionalmente uma atividade econômica (comerciais, industriais ou de serviços) com um mínimo de organização e de forma individual, produzindo ou fazendo circular bens ou serviços e gerando lucro.
O dono (ou diretor, presidente) é, como o nome já diz, o dono do negócio. Ele é o empreendedor, o responsável pela formação da empresa e foi por meio do esforço dele — e, em muitos casos, com a ajuda de um sócio — que o negócio começou a se moldar e ganhar o formato que tem.
Comerciante ou Dono de loja.
O sócio proprietário é o empreendedor que criou a empresa e, por esse motivo, é o proprietário do negócio.