Existem muitas maneiras diferentes de classificar as hipóteses de acordo com diferentes critérios. O mais comum é o que distingue entre hipóteses nulas, hipóteses gerais ou teóricas, hipóteses de trabalho e hipóteses alternativas. Por sua vez, diferentes subtipos são identificados dentro de cada categoria.
A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
A estatística é um ramo de grande importância da matemática, desenvolvendo técnicas como a coleta de dados e sua organização, interpretação, análise e representação. ... Estatística é a área da matemática em que está a coleta de dados para sua análise e representação.
A estatística é uma área da matemática que possui o objetivo de analisar dados, através de métodos probabilísticos. Dessa forma, ela é muito importante em análises de previsão de ocorrência de determinado evento e para estudar alguma variável de um processo.
A estatística é o campo da matemática que relaciona fatos e números em que há um conjunto de métodos que nos possibilita coletar dados e analisá-los, assim sendo possível realizar alguma interpretação deles. A estatística é dividida em duas partes: descritiva e inferencial.