Tipos de cianose Central, em que o sangue já chega nas artérias sem oxigênio, sendo a causa principal doenças pulmonares; Mista, que ocorre quando não só o processo de oxigenação que ocorre nos pulmões é prejudicada como também o coração não consegue promover o transporte suficiente de sangue oxigenado.
O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte.
O cérebro é um órgão mais prejudicado nesta situação, pois suas células podem morrer em cerca de 5 minutos pela falta de oxigênio....Os sintomas que indicam falta de oxigênio no sangue são:
As artérias responsáveis por levar sangue ao nosso cérebro são as artérias carótidas e as artérias vertebrais, que têm origem próxima ao coração e percorrem a região do pescoço, em sua porção anterior e posterior (um par de cada lado), levando assim oxigênio e nutrientes necessários para que o cérebro posso exercer ...
A veia direciona ao coração todo o sangue que sai da perna e, se o ferimento não for estancado, a pessoa pode morrer em até 20 minutos.
Todo sangue, seja ele rico em oxigênio ou em gás carbônico, chega ao coração através das veias. Enquanto vai passando pelas diferentes partes do nosso corpo, o sangue deixa alimento e oxigênio e recolhe os resíduos (lixo) produzidos durante o metabolismo das células dos diferentes tecidos.
Os vasos que trazem o sangue do corpo para o coração são as veias, responsáveis por levar o sangue desoxigenado, ou seja, que contém todos os resíduos do metabolismo da respiração aeróbica.
Fatores que aumentam os vasinhos Segundo Fernando, a prática enfraquece a parede capilar, um vaso muito fininho que transporta sangue das células até as ramificações mais robustas originárias das artérias. Sensíveis, a alta temperatura e os movimentos bruscos podem causar seu rompimento.
- Veias: são vasos que transportam o sangue dos tecidos para o coração. As pulmonares levam o sangue arterial dos pulmões para o coração e as demais veias transportam o sangue venoso.
A maior parte das veias transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico. Contudo, as veias pulmonares transportam o sangue arterial, oxigenado, dos pulmões para o coração. Os capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias do sistema circulatório.
Ela se ramifica e forma artérias menores que se distribuem ao corpo, elas se chamam arteríolas, elas se ramificam pelo corpo e viram menores ainda (microscópicas) e são chamadas de capilares, que irrigam os órgãos, e depois seguem em direção as vênulas e, em seguida, para pequenas veias, que desembocam na veia cava, ...
As veias resultam da convergência de vasos capilares e se tornam de maior calibre à medida que chegam próximo ao coração. Diferentemente das artérias, a túnica média das veias apresenta músculos e fibras elásticas em menor quantidade, e a pressão sanguínea nesses vasos é baixa.
Artérias: tronco braquiocefálico, subclávia, carótida comum, carótida externa, artérias carótidas internas. Veias: veias jugular interna, jugular externa, jugular anterior, subclávia e braquiocefálica.
Artérias são vasos sanguíneos que promovem o transporte do sangue do coração para os tecidos. Nas artérias, o sangue encontra-se sob alta pressão e, por esse motivo, esses vasos sanguíneos apresentam paredes bastante resistentes.