É a camada mais importante, porque é a única em que os seres vivos podem respirar normalmente e porque é nela que ocorrem praticamente todos os fenômenos meteorológicos. O limite entre a troposfera e a camada seguinte é chamado de tropopausa. Ela situa-se a uma altitude variável, que depende das condições climáticas.
A composição química da troposfera é essencialmente uniforme, praticamente idêntica à composição da atmosfera terrestre como um todo (78% de nitrogênio e 21% de oxigênio, além de outros gases em pequenas proporções), com a exceção notável do vapor de água.
A composição química da troposfera é a seguinte: Oxigênio - 21% Argônio - 0,9% Vapor d'água - 0,4%
A camada da atmosfera denominada de troposfera é composta de, aproximadamente, 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de pequenas proporções de outros gases como Dióxido de Carbono, Óxido Nitroso, Dióxido de Nitrogênio, Gás Metano e Ozônio, com exceção notável do vapor de água, que vem em grandes proporções.
Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.
Podemos considerar como ambientes terrestres a litosfera (rochas), a hidrosfera (águas) e a atmosfera (gasosa) que tem na sua composição gases como o oxigênio, nitrogênio, argônio, entre outros e os chamados gases do efeito estufa, onde podemos citar o CO2 (dióxido de carbono), CH4 (metano), o vapor de água, como os ...
Resposta. Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Sua manifestação está diretamente relacionada à força da gravidade e à influência que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compõem a atmosfera.
Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. ... Isso ocorre porque a força da gravidade mantém a maior parte do ar próxima à superfície, o que explica o fato de grandes cadeias de montanhas apresentarem um ambiente mais rarefeito.
A umidade do ar ou atmosférica é a quantidade de água existente no ar na forma de vapor. Trata-se, dessa forma, de um dos mais relevantes elementos que atuam na atmosfera, pois a sua presença em maior ou menor grau influencia nas temperaturas, no regime de chuvas, na sensação térmica e até mesmo na nossa saúde.
A umidade do ar corresponde à quantidade de vapor de água existente na atmosfera. Quando um meio de comunicação divulga a temperatura, normalmente, também é informada a umidade relativa do ar.
Psicrômetro
Resposta: sim o ar úmido ocorre em todo o planeta. ... Resposta: A umidade do ar, também chamada de umidade atmosférica, representa a quantidade de vapor de água presente na atmosfera.
A umidade no ar acontece por causa de uma fase do ciclo hidrológico, sendo chamado de evaporação da água. Esse vapor de água sobe até a atmosfera e é acumulado na forma de nuvem e, parte desse vapor, está presente no ar que circula a atmosfera.
Locais próximos ao mar ou rios a evaporação da água tende a ser maior. Sendo assim, nesses ambientes a umidade do ar é mais elevada do que em locais afastados das correntes de água.
Pele, olhos, nariz e gargantas secos, cabelos “indisciplinados”, indisposição, incêndios: algumas manifestações típicas de baixos índices referentes à umidade relativa do ar.
Problemas causados pela baixa umidade do ar
“Com a baixa umidade do ar e, principalmente, em grandes cidades onde temos alta concentração de poluição, as vias aéreas costumam sofrer”, conta a médica. Ela cita a tosse, o desconforto para respirar, crises de asma, chieira, coriza e obstrução das vias respiratórias como sintomas mais comuns.