A face é composta por 14 ossos divididos em pares e ímpares. Os pares são: a maxila, concha nasal inferior, zigomático, palatino, nasal e lacrimal. Os ímpares são: a mandíbula e o vômer.
O crânio é separado por três partes, que são neurocrânio, viscerocrânio e ouvido médio....Viscerocrânio.
As funções primárias do neurocrânio são dar forma à cabeça e proteger o cérebro e os órgãos que controlam os cinco sentidos: os olhos, os ouvidos e as áreas do cérebro que controlam o tato, paladar e olfato.
Além do muco e do ar que respiramos, na nossa cavidade nasal encontramos cílios e os famosos pelos do nariz. Eles funcionam como filtros, evitando que partículas estranhas tenham acesso às outras partes do nosso sistema respiratório.
A função desempenhada pelos cílios e os flagelos é basicamente locomotora, a exemplo dos organismos unicelulares protistas e espermatozóide. Contudo, os cílios também estão presentes em tecidos do trato respiratório (na traquéia), onde realizam função de defesa (retenção e eliminação de partículas e microorganismos).
Os cílios impelem uma camada fluida de muco que recobre as vias aéreas. A camada de muco captura patógenos (micro-organismos potencialmente infecciosos) e outras partículas, evitando que cheguem aos pulmões.
O muco e os cílios presentes no nariz possuem a função de filtrar e também aquecer o ar respirado para que este chegue com o mínimo de impurezas possível aos pulmões. Por isto, é importante que a respiração seja feita pelo nariz e não pela boca, visto que a boca não possui esse aparato filtrador.