Muitos investidores consideram fazer aportes em fundos de investimentos para compor a sua carteira, mas não conhecem os diferentes tipos do mercado. A alternativa pode ser interessante devido à maior praticidade trazida pela atuação do gestor e pode trazer bons resultados.
O Índice de Sharpe é utilizado para ajudar investidores a entenderem o ROI (retorno de um investimento) em comparação com seu risco. Assim, ao aplicar o Índice Sharpe nos Fundos, é possível visualizar com mais facilidade quais opções oferecem a melhor remuneração e riscos menores, garantindo um portfólio mais diversificado e inteligente.
Por meio desse investimento, o profissional aplica o patrimônio onde achar melhor, seguindo as normas estabelecidas pelo fundo escolhido pelo investidor. O lucro do fundo é dividido proporcionalmente ao número de cotas adquiridas por cada participante.
O prazo de resgate refere-se ao tempo de espera entre a solicitação de saque até o valor ser disponibilizado na sua conta na corretora, caso seja um Fundo aberto. Esse tempo normalmente é dado em dias úteis e o valor solicitado continua variando durante o prazo de resgate.
Além disso, você pode fazer comparações entre a rentabilidade dos Fundos contra índices como o Ibovespa, além de comparar Fundo x Fundo para decidir por aquele que faz mais sentido para você.
Para o investidor iniciante, fazer as melhores escolhas entre tantas possibilidades de investimentos, tal qual montar uma carteira rentável e diversificada podem parecer tarefas difíceis além da conta. Mas só parece!
Os Fundos de Investimentos de Renda Fixa são aqueles que investem os recursos dos seus cotistas majoritariamente em ativos de Renda Fixa, tais como: Tesouro Direto, CDBs, debêntures, LCIs, LCAs e outros. Esses são considerados de risco baixo, por aplicarem em produtos financeiros com rentabilidade mais previsível.
A porcentagem varia de acordo com a qualificação do investidor. Os fundos para investidores de varejo devem expor, no máximo, 20% para criptomoedas, já os mais profissionais podem ir de 40% até 100%.
Sendo assim, o investidor, ao aplicar nesse tipo de fundo de investimento, compra um conjunto de ativos que buscam seguir o progresso de determinado ETF. Além disso, a liquidez costuma ser alta (D+2), ou seja, o resgate acontece com dois dias úteis.
A rentabilidade depende dos juros cobrados e do câmbio entre real e dólar. Porém, não costuma ser um fundo arriscado visto que se trata de renda fixa.
Os Fundos Multimercados fazem uma mescla de aplicações tanto em Renda Fixa quanto em renda variável, além de cotas de outros Fundos. Por isso, podem haver Fundos Multimercados com níveis de risco mais baixos e mais arriscados, a depender de como os recursos dos cotistas estão distribuídos no portfólio.
Devem manter, no mínimo, 67% da carteira em ações da Bolsa de Valores ou mercado de balcão organizado.
É importante saber, contudo, que nem todos os fundos de renda fixa oferecem ampla segurança e maior liquidez. Existem, por exemplo, fundos focados em debêntures — investimentos de renda fixa com grau de risco um pouco mais elevado. Por isso, é preciso conhecer a estratégia do fundo antes de alocar capital.
O investimento mínimo se refere ao menor valor que você deve dispor para entrar no Fundo, caso ainda não tenha nenhuma cota. Esse valor é definido pela gestora do Fundo, conforme estratégia. Portanto, se o investimento mínimo informado for R$250,00, você precisa dessa quantia para comprar cada cota.
Na plataforma da Toro, você também encontra, em cada card dos melhores Fundos de Investimento, demais informações como o Relatório geral e Regulamentação do Fundo, que vão lhe auxiliar a entender um mais sobre os resultados e as regras.
Além disso, estão disponíveis o regulamento, o prospecto e a lâmina de informações essenciais, bem como o acesso à composição da carteira, os Fatos Relevantes divulgados e os balancetes de todos os Fundo registrados no órgão.
Os Fundos de Dívida são um tipo específico que investem ao menos 80% do patrimônio em títulos da dívida da União. Assim, você tem aacesso ao investimento em papéis emitidos pelo governo brasileiro e negociados no exterior.
Você deve ponderar que os Fundos com performance boa e constante por longos períodos de tempo geralmente indicam a qualidade da gestora e sua resiliência no longo prazo. Dessa maneira, não avalie o resultado da rentabilidade de modo isolado.
Além disso, todo Fundo de Investimento deve atender à obrigação de contratar um auditor independente registrado na CVM que irá fiscalizar as demonstrações contábeis e assegurar aos cotistas que a administração está jogando conforme as regras e normas adequadas, conferindo mais segurança e transparência ao processo.
A diversidade e flexibilidade que esse fundo tem atrai muitos investidores e pode ser uma grande vantagem. Bem como o caráter altamente estratégico para a composição desse tipo de fundo de investimento.
A composição e funcionamento dos FIIs dependem do regulamento a eles atribuído. No entanto, não é permitido liquidar o valor antes do prazo e muitos vencimentos costumam ter datas indeterminadas. Ou seja, caso queira resgatar o valor antes do vencimento, é necessário vender a cota.
Os rendimentos dessa classe de fundos são determinados por uma conjunção entre diferença cambial, taxa de juros paga pelos ativos e performance destes no mercado internacional.