Extintores de CLASSE A: Devem ser utilizados extintores de água ou de espuma, no combate às chamas de origem fibrosa, como madeira ou papéis. Extintores de CLASSE B: Não se deve utilizar extintores à base de água, uma vez que na classe B estão os materiais líquidos ou sólidos liquefeitos, altamente inflamáveis.
Quais os tipos de extintores de incêndio que existem?
II- EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2) É empregado para extinguir PEQUENOS focos de fogo em líquidos inflamaveis (classe B) e em pequenos equipamentos energizados (classe C).
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis).
CO2 - 4/6 kg. Extintor de incêndio portátil, com carga de gás carbônico, de acordo com a norma ABNT NBR 15808. Fabricado a partir de um cilindro de aço sem costura SAE 1541, conforme a norma ABNT NBR 12791. Carga Comum (680 g/L).
O difusor tem uma dupla função: garante as condições ideais para a expansão do dióxido de carbono e assegura uma pulverização eficaz e segura direcionada para as chamas. ... Este garante a propulsão do agente CO2, que ocupa uma parte do volume interno do recipiente.
Destinado à proteção e combate a incêndio da Classe B (líquidos inflamáveis), é fornecido nas capacidades de 4/6 quilos de agente extintor, com pressão de serviço 126 kgf/cm² (12,36 Mpa) e pressão de testes de 210 kgf/cm² (20,59 Mpa). Temperatura de operação de 0° C à 45°C.
Altura (mm) 830, diâmetro/recipiente 161,1mm, reso total 30KG, capacidade extintora 5BC, classe B, C, carga (KG)10, gás expelente, gás carbônico, faixa de temperatura 0°C a +45ºc.
São elas: – de 1º nível: geralmente é feita a inspeção técnica e no local onde o extintor está instalado. Realiza limpeza, reaperto e/ou substituição de componentes não submetidos à pressão; – de 2º nível: é necessário levar o extintor até a empresa que fará a manutenção.
levar a perda de pressão. Mantenha o extintor fora de alcance de crianças. Não descarregue o extintor sobre pessoas ou animais.
Periodicamente observar se o ponteiro do indicador de pressão está na área verde indicando que o extintor está pressurizado, caso o ponteiro esteja na área vermelha significa que está despressurizado devendo ser submetido a uma nova manutenção.
Nota: Fica a critério e responsabilidade da Empresa de Inspeção Técnica e Manutenção de Extintores de Incêndio a realização da recarga de extintores com carga de Dióxido de Carbono a cada 12 (doze) meses. Entretanto, deve ser respeitado o prazo máximo de 5 (cinco) anos para a recarga.
Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser trocados a cada 12 meses. Já os equipamentos de gás carbônico precisam de recarga a cada 6 meses. Estas estimativas, no entanto, só são válidas se os extintores estiverem em excelente estado.
Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.
12 meses
Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), dá para deixar o extintor vencido dentro do carro sem problemas e sem risco de tomar uma multa. ... O problema é que em muitos veículos o suporte do extintor gera ruído quando está sem o equipamento.
R$ 195,23
O que vence no extintor, é a validade do teste hidrostático do recipiente. Ele vale por 5 anos! Passados estes 5 anos, deve ser feito um novo teste por empresa especializada.
A conferência periódica deve verificar:
A validade de recarga dos extintores é anual o teste hidrostático do casco dos extintores é a cada cinco anos. As mangueiras de incêndio tem que ser submetidas a teste de pressão anualmente por empresas especializadas. O teste hidrostático deve ser feito a cada cinco anos.
5 ANOS
O teste é realizado colocando o extintor dentro de uma câmara de aço completamente cheia de água sob pressão, que é bombeada para dentro do recipiente a ser testado.