Quais são as principais modalidades de nado?
Levando em conta o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, oficialmente existem quatro tipos de nados nas provas do esporte: livre, costas, peito e borboleta.
nado peito
As provas neste estilo são de 100 e 200 metros, tanto para masculino quanto para feminino; Peito – o estilo mais antigo de todos, também é o mais lento. ... São disputadas provas de 200 metros (50 metros de cada estilo) e 400 metros (100 metros de cada estilo), tanto no masculino quanto no feminino.
O primeiro a aparecer foi o nado peito, o francês M. Thevenal desenvolveu os movimentos similares ao executado atualmente, no ano de 1696. Em seguida o costas, elaborado em 1794 por um italiano chamado Bernardi, a princípio os braços giravam para trás simultaneamente.
O medley é a junção dos quatro estilos da natação: crawl, costas, peito e borboleta (clique em cada estilo para ver mais detalhes). ... Nas provas individuais a ordem que os nadadores encaram são borboleta, costas, peito e crawl. Para fazer uma prova de medley os atletas precisam traçar estratégias eficientes.
O nado borboleta pode ser dividido em três partes: a puxada, a empurrada e a recuperação.
5 dicas pra melhorar sua técnica de borboleta
Nado borboleta: a respiração frontal precisa ser rápida e o queixo mantido na água. Expiração mais lenta, assim que a cabeça volta a submergir. Nado peito: aqui a respiração é frontal, logo depois que o nadador empurra a água com os braços e assim, consegue-se projetar a cabeça para fora.
O nado cachorrinho é uma maneira rápida e divertida de se movimentar pela piscina mantendo a cabeça acima da água. Também é uma boa forma para os iniciantes aprenderem a nadar! Você pode fazer o nado com ou sem um colete salva-vidas.
Passos
No estilo costas, antes da partida, os nadadores alinham-se dentro de água de frente para o muro de chegada, com as mãos nos punhos dos blocos de partida. Após a partida, o atleta deve nadar de barriga virada para cima ao longo de todo o percurso, exceto na execução da viragem nos limites da piscina.
Mantenha seus braços esticados ao longo do corpo e as mãos na altura das coxas. Enquanto seus pés e suas panturrilhas passam sobre a água, leve seus braços para frente e estique-os acima da sua cabeça. O giro acaba quando você estiver de novo de costas com seus dois pés apoiados na parede. Em seguida, o impulso.
Nado costas é um dos estilos que pode ser utilizado em competições desportivas de natação. Caracteriza-se pela posição do nadador de costas para o fundo da piscina, batida rápida de pernas e braçadas alternadas.
Na coordenação de braços e pernas, ao iniciar uma braçada com o braço direito, começa-se a bater com a perna esquerda de baixo para cima e vice-versa. Quando o braço termina a sua empurrada, o outro começa a propulsão, em um movimento contínuo sem parada.
O nado borboleta é considerado por muitos como o mais difícil de ser aprendido e também é conhecido popularmente como golfinho. Ele surgiu na década de 1930 em decorrência do nado peito. Na época alguns atletas passaram a deslocar os braços para fora da água na hora de respirar, algo que não existia nas regras da Fina.
Nado costas
De acordo com a seqüência pedagógica utilizada pelo professor para ensinar os quatro nados, 91% dos professores que responderam à pesquisa, utilizam-se da seqüência Crawl, Costas, Peito e Borboleta. Assim indo de acordo com a proposta de Palmer (1990) e Velasco (1994).