Os parâmetros físicos são a cor, a turbidez, a temperatura e o sabor/odor. Já os parâmetros químicos são a salinidade, a dureza, a alcalinidade, a corrosividade, a presença de íons de ferro e manganês, presença de impurezas orgânicas e inorgânicas, presença de nitrogênio ou fósforo e presença de agrotóxicos.
EX.: massa, densidade, estado físico, etc. ... Assim sendo, acredito eu que sabor seja uma característica que esteja ligada mais aos receptores químicos da língua, sendo assim, portanto, um parâmetro químico da água e não físico.
As impurezas normalmente encontradas na água apresentam-se sob forma dissolvidas e/ou suspensas. Entre elas, podemos citar o Cálcio; magnésio; sílica; bicarbonatos; carbonatos; sais dissolvidos e suspensos; compostos orgânicos; ferro; óleo; gases dissolvidos; etc.
Captação > Floculação > Decantação > Filtração Na fase de decantação, as impurezas aglutinadas afundam e permanecem no fundo do tanque, separando-se da água. Em seguida, a água passa por filtros de areia e carvão que retiram as impurezas que ainda restam. Logo após, a água recebe cloro, cal e flúor.
Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.
Cloro e/ou iodo As pastilhas de cloro são comercializadas em farmácias e basta você colocar uma delas na garrafa e esperar, pelo menos, 10 minutos para consumir. O mesmo pode ser feito com o iodo, que tem efeito semelhante. Neste caso, duas gotas de iodo são suficientes para purificar um litro de água.
Se você beber muita água clorada, o cloro pode bloquear os receptores de iodo que residem na glândula tireoide e reduzir os níveis de produção de hormônios que contêm iodo no organismo. 12. Ingestão: líquido pode causar severa queimadura corrosiva na boca, garganta, esôfago e estômago.
Chamamos de água poluída aquela que possui modificações em suas características físicas e químicas. Ao vermos uma água com coloração ou odor diferente, sabemos que ela está poluída. Entretanto, a coloração e o cheiro ruim podem ser provocados por substâncias que não provocam doenças no ser humano.
Assim, veja abaixo uma relação com doenças que tais situações podem propiciar, com algumas de suas principais características: