Entendendo melhor a função de cada um dos nutrientes
Os nutrientes são substâncias encontradas nos alimentos e que possuem funções específicas no organismo. Eles são essenciais para o funcionamento adequado do corpo humano. Os nutrientes podem ser encontrados em uma diversidade de alimentos e cada um possui uma função específica.
8 Eles podem ser classificados em macrominerais (cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro e magnésio) e microminerais (ferro, zinco, selênio, cobre, iodo, cromo e flúor).
Já os alimentos estão organizados em quatro níveis e oito grupos alimentares; são divididos em: Energéticos – constituídos pelos carboidratos; Reguladores – constituídos pelas vitaminas, minerais e fibras (frutas, verduras, legumes);
Esses macronutrientes são encontrados em abundância na maior parte dos grãos, vegetais e açúcares, e suas principais fontes são massas, pães, frutas, batatas e demais tubérculos — como batata-doce e mandioca.
Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes: Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles.
As proteínas são nutrientes essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular, pois para o músculo crescer é preciso ter, além da prática de atividade física regular, um consumo adequado de proteínas de boa qualidade, como as encontradas em alimentos de origem animal, como carne, frango e ovos.
Tipos de Proteínas do Corpo Humano
Quando o objeto de estudo é a composição das proteínas, elas podem ser classificadas em dois grupos: Proteínas simples: são aquelas que durante a hidrólise só liberam aminoácidos. Proteínas conjugadas: são as proteínas que, durante a hidrólise, liberam aminoácidos e um radical não peptídico.
As proteínas são substâncias formadas por um conjunto de aminoácidos ligados entre si através de ligações peptídicas. ... Como exemplo, pode-se citar a queratina, proteína presente nas unhas e cabelos. Nas proteínas globulares, as cadeias polipeptídicas dobram-se em uma forma mais ou menos esférica.